Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas já iniciou as comemorações pelo Dia Nacional do Idoso em 2007, festejada em todo país no dia 27 de setembro. Além da vasta programação, que acontece de 24 a 29 de setembro, algumas unidades de saúde da família, desde última quarta-feira, 19, realizam atividades de lazer com a turma da terceira idade de Palmas.

Os profissionais da USF e PACS da 612 Sul, proporcionaram aos idosos ali atendidos uma manhã de lazer na Praia do Caju, na última quarta-feira, 19. Através de dinâmicas, os mais de 70 idosos começaram o dia em confraternização e integração do grupo. Durante toda a manhã, eles praticaram atividades físicas como ginástica, alongamento, dança e hidroginástica, orientadas pela professora de educação física, Evanilde Nery, da academia Oficina do Corpo, parceira do evento.

A senhora Eda Paranaguá, em seus plenos 78 anos, aproveitou a praia e todas as atividades. Empolgada, disse estar feliz com as novas amizades feitas durante o encontro e com aproximação dos colegas. Ela é atendida há oito anos pela rede municipal de saúde.

Estão programadas ainda várias atividades em outras unidades de saúde, como piquenique na Praia da Graciosa, passeio na Ilha Canela e em Lajeado, atividades em praças e nas próprias USFs, além de apresentações culturais, palestras, atividades recreativas e educativas, sorteios de brindes, etc.

Os idosos acamados e dependentes, que não podem se locomover de suas residências, também serão lembrados. Os profissionais da USF 1206 irão desenvolver uma programação especial com visitas a estas pessoas.

Dia Nacional do Idoso

A programação continua com um evento no dia 27 de setembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Idoso, no Centro de Convivência dos Idoso, com apresentações culturais do Coral do Ambulatório Evangélico, a realização da Maratona do Idoso (Maridosa), a realização da oficina "Sexualidade na Terceira Idade" e também uma audiência pública para discutir a respeito de empréstimos consignados.

Para o encerramento deste dia especial estão previstas mais apresentações culturais. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes e Centro de Convivência dos Idoso.

Ainda no dia 28 de setembro haverá apresentação de uma peça teatral, no auditório do SESC, às 18h. As atividades serão finalizadas com a realização do Baile do Idoso, no dia 29 de setembro, às 18 horas, no Centro de Atividades do SESC, com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e SESC.

Atividades de Rotina

 

As USFs contam com Grupos de Idosos, que reúnem regularmente e realizam várias atividades. Já estão em pleno funcionamento os seguintes grupos:

- Grupo Vida Plena da USF 404 Norte;

- Grupo Viver Melhor do Ambulatório Evangélico;

- Grupos da USFs 508 norte, 407 norte, 305 norte, 612 sul, dentre outras USFs, os quais são coordenados por médicos e enfermeiros.

 

Além do trabalho com os grupos, os agentes realizam ações diariamente. Para este ano ainda estão previstas a campanha que trata de prevenção de câncer de boca e higienização e a de prevenção de queda na terceira idade.

 

 

Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

 

A Caderneta de saúde foi distribuída à toda a população idosa de Palmas, através das visitas residenciais dos agentes comunitários de saúde, especialmente capacitados para esse trabalho. Na caderneta são registradas todas as informações pertinentes aos idosos, o que permite que em qualquer tipo de atendimento o profissional de saúde que abra a caderneta possa ter conhecimento das condições de saúde daquele idoso e ao mesmo tempo registre as novas informações.

 

 

Ascop 

 

Tags: Palmas