Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Você certamente já ouviu falar e até cogitou usar a tecnologia VoIP, seja para fugir das restrições de operadoras de telefonia tradicional, seja para conversar com contatos aqui no Brasil ou no exterior, com custo reduzido. Mas você sabe exatamente o que é, como funciona e como explorar melhor as vantagens dessa tecnologia?

VoIP é a sigla para Voice over Internet Protocol (Voz sobre Protocolo de Internet), a tecnologia que permite converter o sinal de áudio analógico —como o que temos no telefone comum— em dados digitais ,que podem ser transmitidos através de seu computador pela Internet.

Para falar com VoIP, você utiliza um microfone e as caixas de som de seu computador. Se preferir pode usar headsets, como os das telefonistas e pilotos de avião.

Um dos programas mais famosos que utilizam a tecnologia VoIP é o Skype. Com ele você pode fazer ligações, locais ou internacionais, pela Internet sem pagar nada além da assinatura com o provedor de banda larga, que você já paga mensalmente.

Não existe nenhuma tarifação ou taxa extra —os únicos inconvenientes são a necessidade de estar perto do computador e quem receber a chamada também ter de possuir uma conta no Skype. Você também pode, por meio do Skype, ligar para um número de telefone comum, ativando o serviço SkypeOut, que é pago. Além do Skype, há vários outros programas disponíveis na rede.

Várias formas para conversar

O VoIP não funciona somente com programas gratuitos como o Skype. Já existem no mercado vários provedores que disponibilizam o serviço de VoIP para qualquer tipo de ligação. O UOL oferece o UOL VoIP, que permite aos participantes da rede fazer ligações entre si sem gastar nada. Como no Skype, se você quiser fazer ligações para aparelhos convencionais precisa comprar créditos.

No Brasil nenhuma das grandes operadoras está nesta área ainda, mas nos Estados Unidos a AT&T, uma das gigantes do ramo, já tem o serviço VoIP em operação.

Programas como o UOL Voip e o Skype são a maneira mais simples de utilizar o VoIP, mas existem também os ATAs, sigla em inglês para Analog Telephone Adaptor (Adaptador para Telefone Analógico) —adaptadores que, ligados à porta USB do seu computador, permitem utilizar um telefone comum para fazer ligações pela Internet. Eles fazem também a transferência das ligações da Internet para a linha convencional e vice-versa.Outra maneira de telefonar via Web é utilizando os IP Phones (Telefones IP), aparelhos telefônicos que, como os ATAs, são ligados à porta USB e dispensam o uso de microfones e fones de ouvido para as ligações.

Com informações UOL Tecnologia