Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Mais de 4 mil alunos do curso de pedagogia vão colar grau nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, às 19h30, em 121 municípios simultaneamente em todo Tocantins.

São acadêmicos de 149 turmas de Pedagogia em Regime Especial. O curso é uma parceria da Rede Eadcon, Ensino a Distância e Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

Na capital Palmas e nos três distritos Taquaralto, Buritirana e Taquaruçu, o reitor Humberto Falcão entregará o diploma a 224 formandos, e no restante do estado são 3815 alunos. Funcionários da Unitins representarão o reitor em outros 26 municípios para a colação de grau. Ao mesmo tempo, nos demais 95 municípios do interior os próprios Tutores das salas entregarão os diplomas. As 149 turmas terão uma cerimônia especial para celebrar a colação, mas em todas será lida uma mensagem enviada pelo reitor.

O curso de Pedagogia em Regime Especial foi criado para atender a necessidade acesso à educação superior dos alunos tocantinenses com uma carga horária diferenciada. Com duração de três anos e meio, o curso teve início no segundo semestre de 2004. Os alunos assistiram aulas aos sábados, de manhã e à tarde, e nos meses de Janeiro e Julho o curso era intensivo, com aulas todos os dias. Para muitos alunos, esta foi a única forma de conseguir estudar.

"Representa uma vitória em cada história de vida", explica a coordenadora do curso na Unitins, Rosinete Pereira da Costa. Segundo a coordenadora, esses novos pedagogos vão ter um reflexo social muito grande para o Estado. "Muitos desses acadêmicos não achavam que poderiam ter acesso ao ensino superior. Mas agora têm a oportunidade de levar os conhecimentos que adquiriram no curso para a comunidade, para as crianças dos municípios onde vivem", disse.

Após se formarem os alunos vão poder manter contato entre si e com a universidade através de um portal para egressos. A colação de grau em Palmas: Espaço Cultural Avenida Teotônio Segurado s/n. às 19:30 horas, 26/10/2007.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa da  EadCon