Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nas duas últimas semanas de sessões plenárias da Assembléia Legislativa, o deputado Manoel Queiroz teve vários pedidos aprovados. A maioria dos requerimentos explicita uma das grandes reivindicações da população: melhoras na infra-estrutura.

Queiroz acredita que essas solicitações serão sempre válidas, uma vez que atingem diretamente a vida dos moradores do extremo-norte tocantinense, região conhecida como Bico do Papagaio. Os pedidos foram feitos para os municípios de Augustinópolis, Praia Norte, Sampaio, Carrasco Bonito e Maurilândia.

Para Augustinópolis, o parlamentar enfatizou a instalação de uma casa de farinha no Projeto de Assentamento (PA) 3 Irmãos, localizado a 17 quilômetros da sede daquele município. O PA 3 Irmãos possui cerca de 130 famílias que vivem da pequena agricultura e pecuária, sendo que o excedente da produção é comercializado no mercado municipal. Augustinópolis também foi contemplada com o pedido de construção de uma feira coberta no bairro São Pedro. Manoel Queiroz justificou o pedido, esclarecendo que a população augustinopolina necessita de mais lugares nos quais os pequenos produtores possam comercializar suas mercadorias.

Já para Praia Norte, o petista requereu a construção de um ginásio poliesportivo no povoado Moacir, que conta, atualmente, com uma população estimada em 75 famílias. "A construção de uma quadra poliesportiva oferece aos jovens uma vida saudável, até mesmo porque o esporte os distancia das drogas e da criminalidade", justificou Queiroz.

Outro destaque nos requerimentos do deputado refere-se à construção, também em Praia Norte, de um matadouro público. A necessidade é clara, pois, atualmente, grande parte da carne comercializada no município não está nos requisitos de higiene, situação comum em pequenos municípios. A falta de um matadouro público atinge diretamente a qualidade da carne, e, conseqüentemente, a saúde da comunidade.

Um mercado público municipal no qual pequenos produtores e comerciantes, além de ambulantes possam comercializar seus produtos foi o que Manoel Queiroz solicitou para o município de Sampaio. Especialmente os açougueiros e pescadores precisam de espaço adequado, tendo em vista a natureza dos alimentos que comercializam.

Outros benefícios requeridos para Sampaio foram o encascalhamento da TO-404, ligando o município a Carrasco Bonito, e a recuperação de quatro pontes do mesmo trecho. O período chuvoso está chegando e os desgastes naquela rodovia tornam-se mais evidentes.

O deputado Manoel Queiroz ainda contemplou, em seus requerimentos, a pavimentação asfáltica e recuperação de estradas vicinais na cidade de Maurilândia. O asfalto vai melhorar o tráfego na cidade e a recuperação das estradas vicinais pode trazer maior comodidade aos moradores da zona rural de Maurilândia, ajudando na escoação da produção agrícola dos povoados, no traslado dos alunos para a zona urbana e também nos serviços de saúde.

Assessoria de Comunicação Deputado Manoel Queiroz