Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Perspectiva Capim Dourado Shopping

Perspectiva Capim Dourado Shopping Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Perspectiva Capim Dourado Shopping Perspectiva Capim Dourado Shopping

Nesta quinta-feira, dia 22, Palmas vai conhecer um novo conceito em shopping center com o lançamento do Capim Dourado Shopping. O empreendimento da Skipton Empreendedora e Administradora de Shopping Centers receberá um investimento de R$ 100 milhões e será referência no setor, impulsionando o desenvolvimento econômico da região. Com uma localização estratégica, com acesso pela Avenida Juscelino Kubitscheck - via obrigatória para quem entra e sai da cidade -, o Shopping terá uma área construída de mais de 39 mil m², com possibilidade de ampliação.

O Capim Dourado Shopping terá sete lojas âncoras: duas no setor de vestuário, duas no setor de alimentação, uma no setor eletrodoméstico e duas no setor de lazer e entretenimento, que serão responsáveis pelo primeiro parque indoor e as primeiras salas de cinema multiplex de todo o Estado. Serão seis salas de cinema em formato multiplex stadium (que lembra uma arquibancada), com possibilidade de ampliação para oito. "As grandes redes de varejo estão interessadas em investir na capital. O Capim Dourado vai escolher suas âncoras de acordo com a pesquisa de mercado feita em Palmas e região", diz o empresário Carlos Enrique Franco Amastha, idealizador do empreendimento. Além das lojas âncoras, o Shopping terá cinco lojas semi-âncoras, com operações de destaque nacional.

O Shopping ainda terá espaços diferenciados, como lounges para descanso, arborização interna, paisagismo exuberante e clarabóias para valorizar a iluminação natural. "O Capim Dourado Shopping será o novo ponto de encontro de Palmas. A cidade tinha carência de um shopping completo, com conforto, segurança, com áreas de lazer, cinema, além das maiores e melhores lojas do Brasil e do mundo", destaca Amastha.

A inauguração do Capim Dourado Shopping está prevista para abril de 2009. Quando estiver em operação, serão gerados aproximadamente 1.100 empregos diretos e 4 mil indiretos. Anexo ao Shopping, será construído um Power Center, um condomínio independente que abrigará outras âncoras, provavelmente um hipermercado, uma loja de móveis e outra de material de construção.

O Capim Dourado Shopping foi o primeiro empreendimento beneficiado pela Lei 1799, de 21 de junho de 2007, formulado pelo Governo do Tocantins, a fim de fomentar o desenvolvimento da região. A lei permite a venda de áreas do Estado a melhores preços para empreendimentos que tragam retorno e investimentos para a cidade.

Arquitetura - O empreendimento traz como diferencial sua arquitetura contemporânea, que busca harmonia entre o moderno e as características locais. "A idéia é permear a arquitetura com materiais locais, como o capim dourado, que dá nome ao empreendimento", explica o arquiteto responsável pelo projeto do Capim Dourado Shopping, Eduardo Mondolfo. Outra diferença em relação a grande parte dos shopping centers do País será as vitrines harmonizadas com fachadas especiais desenhadas pelo arquiteto, dando um aspecto de "fachadas de rua".

Segundo o arquiteto, os shoppings estilo "caixote" foram deixados para trás, e a prioridade passa a ser a valorização dos espaços, a relação com o exterior através de alamedas e varandas. Algumas âncoras terão vitrines para o interior do shopping e para o exterior. O Capim Dourado será praticamente um shopping horizontal. Apenas na entrada que dá para a Avenida Juscelino Kubistcheck serão dois níveis, onde haverá um grande varandão destinado a instalação de restaurantes, bares, choperias, etc.

RAIO X - Capim Dourado Shopping

- Sete lojas âncoras

- Cinco semi-âncoras

- Praça de alimentação com 15 operações

- Seis salas de cinema em sistema Multiplex Stadium

- Cerca de 1.100 empregos diretos e 4 mil indiretos serão gerados

- Estacionamento com mais de 1400 vagas

- Área do terreno: 98.340 mil m2

- Área construída: 39.930 m2

- Área bruta locável (ABL): 30.808 m2

Sobre a empreendedora 

A Skipton Empreendedora e Administradora de Shopping Centers, dirigida por Carlos Amastha, atua na área de empreendimentos e potencias negócios do setor desde 1999. Sua sede fica localizada em Curitiba, no Paraná, e possui filial em Florianópolis, Santa Catarina. Maringá, no Paraná, foi a primeira a receber um empreendimento da Skipton. O Aspen Park Shopping Center, inaugurado em 1996, foi o primeiro centro de compras e lazer da cidade. Atualmente passa por sua primeira expansão, ampliando sua capacidade em 50%. O segundo empreendimento foi construído em Florianópolis, a capital com a melhor qualidade de vida do Brasil. Com arquitetura moderna e funcional, o Floripa Shopping tem a força de suas âncoras: Casas Bahia, C&A, Centauro, Cinemark, Marisa, Playland e Riachuelo.

Sobre o arquiteto

O arquiteto Eduardo Mondolfo possui vasta experiência no setor, tendo no currículo obras como o Shopping Leblon, localizado na zona sul do Rio de Janeiro. Mondolfo já trabalhou com o renomado Oscar Niemeyer, tendo participado de projetos no Brasil e no exterior, tais como: sede do Banco SAFRA, em São Paulo; Centro Musical do Palácio das Artes, no Rio de Janeiro; sede da EMBRATUR, em Brasília; Edifício "TOYOTA BRANCH", na Arábia Saudita, e a sede do Partido Nacional da Argélia, na Argélia.

Seu escritório, o Eduardo Mondolfo Arquiteto, localizado no Rio de Janeiro, atua desde 1986. É uma empresa de Projetos de Arquitetura, Desenho Urbano e de Interiores Comerciais, com larga experiência em projetos de Shopping Centers, Prédios Institucionais, Edificações Residenciais e Comerciais, Projetos de Loteamentos e de Renovação Urbana.

Sobre a cidade

Palmas é a mais nova capital do Brasil e a última cidade a ser projetada. Pólo de integração do Estado do Tocantins atrai milhares de brasileiros de todas as regiões do país em busca de novas oportunidades de trabalho e investimento. Uma pesquisa de mercado realizada pela Gismarket aponta a capital como uma região com um potencial incrível para novos negócios, graças a sua média de crescimento anual de 8,1%.

O Tocantins é o estado que mais cresce no Brasil. Sua economia registra o maior índice de crescimento do país, 15,12%. Com uma população de 1,3 milhão de habitantes, possui uma localização estratégica, que liga os mercados das grandes regiões do País, como ponto de passagem obrigatório para a comunicação rodoviária entre o Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Graças ao avanço da ferrovia Norte-Sul e da hidrovia Tocantins-Araguaia, o Tocantins emerge como um novo eixo de desenvolvimento do país.

Diante deste panorama, o Governo do Tocantins criou uma moderna política de incentivos para a atração de novos empreendimentos e vem sustentando a maior taxa de investimento em infra-estrutura do País: 42% de suas receitas são destinados a projetos de infra-estrutura, enquanto a média nacional é de apenas 12%. Além disso, diversas linhas de crédito e incentivos tributários, como a redução do ICMS de 17% para 2,3%, estimulam os empreendedores privados a investir no Estado.

Fonte: Primeira Via Comunicação