Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Até quarta-feira, 28 de novembro, o Tocantins pode ter pancadas de chuva de forte intensidade, descargas elétricas e rajadas de vento de 50 a 60 km/h. Para evitar acidentes, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil faz um alerta preventivo à população para buscar proteção em locais seguros contra ventos fortes e raios. A chuva é provocada por áreas de instabilidade tropical, que formam nuvens carregadas e profundas.

No trânsito, os motoristas devem redobrar a atenção para evitar acidentes, especialmente em pistas alagadas e escorregadias. A Defesa Civil orienta as pessoas a evitar áreas abertas como campos de futebol, quadras de esporte e estacionamentos; alto de morros ou topo de prédios; construções como galpões, tendas ou barracos; veículos sem capota como tratores,

motocicletas ou bicicletas. As pessoas também não devem estacionar perto de árvores ou linhas de energia elétrica e nem se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos e jamais se abrigar debaixo de árvores isoladas.

Em casa, o telefone convencional (com fio) não deve ser usado. As pessoas não devem tocar em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede de energia e evitar ficar próximas a tomadas, canos, janelas e portas metálicas.

O alerta preventivo baseia-se em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Fonte: Ascom Corpo de Bombeiros Militar