Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Em ações de fiscalização, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, por meio das Unidades Regionais, apreendeu entre os feriados de Natal e Ano Novo, de 22 de dezembro a 2 de janeiro, 17 caminhões carregados de madeira.

As apreensões ocorreram nos postos da PRF – Polícia Rodoviária Federal dos municípios de Guaraí, Araguaína e Alvorada, resultando num total de 548m³ de madeira das essências Angelim vermelho, melancieiro, maricá e faveiro.

Os caminhões carregados foram retidos e autuados por transportarem madeira com a GF3 - Guia Florestal inválida ou por estarem em desacordo com a quantidade especificada na nota fiscal dos produtos.

As cargas apreendidas eram provenientes dos estados do Pará, Maranhão e Amapá e seguiam para os estados de Goiás, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Os valores das multas aplicadas aos transportadores e as madeireiras responsáveis pela venda da carga chegarão a R$ 132 mil.

Inutilização

O Naturatins, por meio da Diretoria de Fiscalização, fará a inutilização de todo o material predatório apreendido entre abril 2007 e janeiro de 2008. A ação acontecerá na manhã desta sexta-feira, 4, as 10h, no aterro sanitário de Palmas. Um total de 116 mil metros de rede apreendidas nas operações de fiscalização serão cortadas e depositadas nas valas do aterro.

Secom