Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Contando com a animação das bandas nacionais – Patchanka, Araketu e Rapazzola e do cantor Ricardo Chaves, além das regionais Paramazon, Liberou Geral, Java e Balagandaya e com a proposta de incentivar a economia local, a Prefeitura de Palmas promove entre os dias 1º e 5 de fevereiro, o Carnaval de Palmas 2008.

Com o tema Carnaval de Palmas 2008 é Pura Energia, O Carnaval 2008 acontecerá em uma grande estrutura que será montada para garantir a animação e segurança dos foliões, na Praia da Graciosa. Segundo o prefeito esta deverá ser uma das melhores festas de sua administração, além do que ele pretende fazer da Graciosa um espaço permanente de eventos e para isto anunciou que esteve em contato com arquitetos para estudar a revitalização da mesma. Um dos principais objetivos da festa é atrair turistas de todo o Tocantins, Goiás, Brasília, Pará e Maranhão.

Estrutura

Para o Carnaval 2008, a Prefeitura de Palmas, sempre preocupada no bem estar do cidadão, apresenta uma inovada e arrojada infra-estrutura para melhor atender os foliões na Praia da Graciosa. O Carnaval 2008 de Palmas contará com os seguintes equipamentos:

Camarotes: Serão oferecidos 50 camarotes, com capacidade para 20 pessoas cada, para comercialização.

Arquibancadas: Serão colocados dois módulos de arquibancadas, um para cada lado do circuito. Com capacidade para 2.000 pessoas para assegurar comodidade para os foliões, gratuitamente. Barracas Bares: Serão instaladas 60 tendas 4x4 metros para comercialização de alimentos e bebidas. Estas barracas serão padronizadas, oferecendo no circuito da folia uma grande praça de alimentação com diversas opções de alimentos e bebidas.

Palco Geo Espace: Devido ao sucesso do Carnaval 2007, este palco fixo com grande e moderna estrutura deverá se repetir para o ano de 2008. A aceitação dos foliões foi muito positiva.

Banheiros Químicos: Serão instalados, em pontos estratégicos, 60 banheiros químicos em todo circuito da folia.

Túnel: Repetindo o sucesso de anos anteriores, para o ano de 2008 deverá ser instalado na Praia da Graciosa um Mega Túnel. Este túnel será mais um equipamento que garantirá diferencial para o evento.

Isolamento da Área: Em volta de todo o circuito deverá ser instalado fechamentos, para isolar a área e assim garantir maior segurança aos foliões. Toda a entrada de pessoas será monitorada, haverá detectores de metais. Entradas e saídas de emergência serão estrategicamente especificadas.

Além de toda essa estrutura o circuito na Praia da Graciosa deverá contar com tendas para atendimento, os espaços serão distribuídos para: Posto de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Administração dentre outras.

Inovação

Seguindo a tendência de buscar o resgate e preservação da cultura popular através da manutenção do Carnaval, é que para o ano de 2008 a Prefeitura de Palmas pretende inovar nesta festa. Neste âmbito, juntamente com a proposta da festa, segue também a preocupação com os impactos ambientais. Dentro do cenário mundial de reunir esforços para implementação de ações de visem à minimização dos efeitos das mudanças climáticas é que será realizado um inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) causadas pelo Carnaval de Palmas 2008.

Para tanto, umas das ações é a implementação de medidas que visem neutralizar essas emissões, através do plantio de espécies arbóreas nativas, que poderá de maneira prática, sendo uma das possibilidades de se contribuir efetivamente para redução do agravamento do aquecimento global que promovem impactos ambientais alarmantes, demonstrando a toda sociedade a responsabilidade dessa gestão com o desenvolvimento local sustentável.

Todas as secretarias do município estão trabalhando em prol do Carnaval, para que haja a inclusão social das classes menos favorecidas e interação entre todos os participantes.

Segurança

O esquema de segurança, realizado pela Guarda Metropolitana, Polícia Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Juizado de Menores e Conselho Municipal da Mulher, garante toda tranqüilidade e segurança. É traçado um forte esquema atendendo a parte externa e interna do circuito, utilizando detector de metais na entrada do mesmo, e a presença de vários policiais à paisana.

Principais Parceiros

Para realizar este evento a Prefeitura de Palmas uniu força entre as secretarias e buscou também parceiros em outros âmbitos de poder. Os principais parceiros são: ATTM; Secretaria Municipal de Saúde; Policia Militar, Civil, Federal e Guarda Metropolitana; AGESP; Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Fiscais de Postura); Governo do Estado do Tocantins; Vigilância Sanitária; Assessoria de Comunicação; Veículos de Comunicação do Estado; Corpo de Bombeiros; Secretaria Municipal de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia; Secretaria Municipal de Infra-estrutura.

Balanço

Em 2007 a Prefeitura Municipal de Palmas realizou uma grande festa carnavalesca na Antiga Pista do Aeroporto. A estrutura oferecida à população propiciou noites com camarotes, arquibancadas, estacionamento, bares, tudo em segurança, onde nenhuma ocorrência grave foi registrada pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Este evento foi um grande sucesso de público, registrando aproximadamente 20.000 pessoas por noite em 2007.

Desde o ano de 2000 o Carnaval de Palmas passou por grandes mudanças e hoje é ansiosamente aguardado pela população, empresários, comerciantes e turistas.

Fonte: Ascop