Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fitopatologia.net

Foto: Fitopatologia.net

O Tocantins foi inserido no Sistema de Alerta do Consórcio Nacional Antiferrugem. Foi notificado um foco de ferrugem da soja ocorrido no município de Campos Lindos, a 491 km de Palmas, região Noroeste de Tocantins.

O foco foi descoberto depois de monitoramento de inspetores agropecuários da Adapec (Agência de Defesa Agropecuária), e confirmado, na semana passada, pelo laboratório da UFT (Universidade Federal do Tocantins).

Para Luís Henrique Michelin, diretor de defesa vegetal da Adapec, a notificação é natural no processo de monitoramento das áreas de cultivo e não servirá como alarde para a produção do grão no Estado. Segundo Michelin onde se planta soja é normal que apareça a praga, que é combatida com aplicações de fungicidas.

A notificação neste caso serve para facilitar a avaliação do Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, quanto ao avanço da praga no território nacional. Na região o último registro de foco foi na cidade de Tasso Fragoso - Maranhão, que fica próxima à cidade de Campos Lindos.

Produção do estado

A soja encabeça a lista de produção agrícola do Tocantins. Em 2007, a produção foi de 713,29 mil toneladas de soja, enquanto a de arroz foi de 413,78 mil ton e de milho 231,20 mil ton. A área plantada, incluindo soja de sequeiro e sub-irrigada na safra 2007/2008, teve um aumento de 7,8% em relação à safra anterior. Os dados são da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento e as informações são da assessoria de imprensa da Adapec.

Da redação com informações Agrolink

Tags: Ferrugem, Soja, campo