Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Um total de 8.426 empresas foram excluídas do Supersimples em 2008. Dessas, 8.408 estavam no regime tributário simplicado em 2007 e solicitaram a exclusão este ano. Isso acontece quando a empresa cresce e não se enquadra mais no faturamento exigido para ingressar no programa ou quando o empresário acha que não é mais interessante participar do regime tributário.

Outras 12 empresas que também fizeram a opção cancelaram o pedido em janeiro deste ano antes que Receita Federal realizasse a efetivação delas no programa. Outras seis foram excluídas por medidas judiciais. Segundo informações do Comitê Gestor do Simples Nacional, essas empresas também poderiam ter solicitado a exclusão pela Internet, mas optaram pela via jurídica.

Últimos dias

Esta é a última semana em 2008 para a adesão ao Supersimples (também conhecido como Simples Nacional) e regularização de pendências das micro e pequenas empresas. O prazo termina nesta quinta-feira (31/1).

Segundo dados da Receita Federal, até a última segunda-feira (28/1), o Comitê Gestor do Simples Nacional recebeu 205.275 pedidos de adesão. Desses, 98.184 estão com pendência fiscal seja à Receita Federal do Brasil, aos Estados e/ou municípios.

Outras 77.762 solicitações foram deferidas imediatamente e 13.453 indeferidas por problemas cadastrais. As solicitações de empresas em início de atividade chegaram a 13.522 até a tarde de hoje

As novas empresas em início de atividade podem aderir ao regime simplificado de arrecadação ao longo do ano. Os interessados no programa devem acessar o Portal do Simples Nacional, disponível na página da Receita.

Fonte: Última Instância