Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Os financiamentos concedidos ao setor habitacional somaram R$ 44,9 bilhões em dezembro de 2007, de acordo com a Nota de Política Monetária e Operações de Crédito, divulgada ontem terça-feira (29), pelo Banco Central. O número mostra um incremento de 1% sobre o mês de novembro e de 25,7% com relação a dezembro de 2006.

De acordo com o BC, os números são referentes às operações realizadas por pessoas físicas e cooperativas habitacionais, sem considerar as operações destinadas a empreendimentos imobiliários.

Operações com recursos livres

O estoque de crédito destinado às pessoas físicas* totalizou R$ 240,7 bilhões em dezembro, com aumentos de 0,5% no mês e de 25,5% no ano, ante variação de 23,6% em 2006.

Segundo o BC, a discreta evolução mensal refletiu as quedas nas carteiras de cheque especial e cartão de crédito, associadas à amortização de dívidas com recursos do décimo terceiro salário, conjugadas à expansão moderada nos empréstimos de crédito pessoal, também vinculada à maior liquidez do período.

Os financiamentos imobiliários e para aquisição de bens mantiveram trajetória de crescimento, registrando acréscimos de 10% e 2,9% no mês, e de 87,4% e 26,8% no ano, respectivamente.

(*) Crédito destinado às pessoas físicas engloba as seguintes modalidades: cheque especial, crédito pessoal, financiamento imobiliário, aquisição de bens (inclusive veículos), cartão de crédito e outros.

Da redação com informações InfoMoney