Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Os artistas interessados em participar de mais uma edição do projeto BR Arte e Cultura poderão fazer suas inscrição a partir desta terça-feira, 12, através do preenchimento do formulário disponível no site www.to.gov.br/cultura e na Coordenação de Artes Cênicas da Fundação Cultural do Tocantins, em Palmas.

O edital 2008 contempla as áreas de música, dança, teatro, áudio-visual e oficinas artísticas. Os selecionados através do edital participarão do projeto com apresentações artísticas ou ministrando oficinas em diversas regiões do Tocantins.

Em 2008, o Projeto BR Arte e Cultura percorrerá os municípios a partir do mês de maio. Podem se inscrever artistas tocantinenses com residência no Estado, maiores de 18 anos e que sejam cadastrados na FCT.

Cada projeto poderá ser inscrito uma vez em uma das cinco categorias existentes no edital. Para a análise dos projetos inscritos serão formadas duas comissões, sendo uma de análise documental e habilitação e outra de análise dos projetos.

Serão avaliados os seguintes critérios: valor cultural; qualidade artística e técnica do projeto; currículos dos proponentes e dos integrantes e corresponder às condições de espaço e equipamento disponíveis, além de viabilidade técnica. Em caso de empate caberá ao presidente da comissão a decisão. Os projetos selecionados serão divulgados no prazo de 20 dias após o término das inscrições.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Júlio César Machado, este ano o Br Arte e Cultura percorrerá os municípios que ainda não receberam o projeto nas edições passadas. “Este projeto é de extrema importância para levar aos municípios do Estado oficinas artísticas e projetos culturais e nestes 12 anos do projeto no Tocantins percebemos o grande envolvimento da população local e o desenvolvimento artístico nas cidades visitadas pelo projeto”, destaca Júlio.

O coordenador de projeto, Hananias Vieira, diz que o mesmo traz benefícios diretos para a população local, pois além de levar diversão e entretenimento, através de várias formas de manifestações culturais, para essas cidades, o projeto beneficia o comércio local, principalmente o setor hoteleiro e alimentício. Hananias lembra que a qualificação profissional para comunidade local, através das oficinas, é um fator de grande importância.

O que é o projeto:

O Projeto BR Arte e Cultura é uma realização e produção do governo do Tocantins, juntamente com o Ministério da Cultura, onde um caminhão VW 3530 foi equipado com palco, iluminação, sonorização, telão e camarim, tendo como principal objetivo efetivar a circulação de espetáculos artísticos (dança, teatro, música), exibição de filmes e documentários, e a realização de oficinas artísticas nos municípios do interior do estado do Tocantins, proporcionando a estas comunidades o acesso democrático às artes e à cultura em geral.

A EnerPeixe é a primeira empresa a investir neste projeto e pelo segundo ano consecutivo disponibiliza recursos para execução da primeira etapa do projeto.

De acordo com a coordenadora de projetos da Fundação Cultural, Waldineth Pereira, a empresa Enerpeixe é uma grande parceira do projeto, pois apóia pelo segundo ano consecutivo o BR, já tendo investido R$ 266 mil. “Já temos diversas empresas interessadas em apoiar o Br Arte e Cultura nesta edição 2008 o que irá aumentar os recursos captados e conseqüentemente o número de municípios atendidos”.

Números do projeto

Pessoas beneficiadas: Cerca de 263.000 pessoas

Artistas beneficiados: Cerca de 2710 artistas tocantinenses

Oficinas realizadas: Mais de 20 oficinas por edição.

Fonte: Secom