Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Estão previstos para a Capital, mais de 1 milhão de metros quadrados de asfalto para serem lançados ainda este ano, de verbas oriundas do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura. Ao todo, serão atendidos com os serviços de pavimentação asfáltica sete quadras, dois setores, parte do Distrito de Taquaruçu e outros dois setores.

Segundo o secretário municipal de Infra-estrutura, Jânio Washington, todo esse investimento cerca de 80 milhões irá movimentar ainda mais a economia da Capital. Com recursos provenientes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a Prefeitura irá pavimentar e executar a macro-drenagem nas Arsos 32 (305 SUL), 42 (405 Sul), 62 (605 Sul), e o restante do Jardim Aureny III. É importante ressaltar que este recurso do PAC é um financiamento.

Com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), também, estão previsto para 2008 o início dos trabalhos de pavimentação asfáltica na II etapa do Setor Irmã Dulce; quadras dos servidores municipais, Arse 131 (1304 Sul); setores Morada do Sol I e Morada do Sol III; parte do Distrito de Taquaruçu; e a conclusão das quadras Arno 42, Arne 53, Arne 63, trabalhos iniciados na gestão passada e que serão entregues pela gestão Raul Filho.

Também com recursos da União, serão iniciadas neste ano a duplicação da Avenida Teotônio Segurado região Norte, trecho entre os Correios até a Avenida Parque, incluindo a construção da ponte sobre o córrego Sussuapara; duplicação da Av. NS-10, perímetro entre a Av. LO-3 e LO-27; duplicação e restauração da Av. LO-10, da NS-03 até a Avenida Parque, que contornará a Orla do Lago de Palmas; NS-A, entre a LO-09 e LO-11, atrás do Espaço Médico; e NS-A, entre a LO-11 e LO-13.

Diferente das gestões anteriores, que pouco se preocuparam com os problemas causados pela falta de drenagem, o lema do governo Raul Filho é entregar as obras de pavimentação asfáltica com os serviços de drenagem pluvial em funcionamento. Exemplos desse compromisso são as quatro quadras pavimentadas, já entregues, do setor Eco-industrial (Asr-se 65, 75, 95 e 105), e os setores Industrial de Taquaralto, Morada do Sol II, Santa Bárbara, além de outros trechos importantes.

"Em nossa administração, todas as obras de pavimentação vêm acompanhadas de drenagem. Só uma destas quadras, o Aureny III, tem uma população estimada em 22 mil pessoas", ressaltou o prefeito Raul Filho.

Para Jânio Washington, se tudo correr dentro do cronograma da secretaria, todas essas obras serão inicias ainda neste primeiro semestre. “Algumas estão em processo licitatório e outras ainda serão licitadas, e todo processo licitatório leva tempo, pois há prazos de recursos e todos os trâmites burocráticos. Mas, estamos trabalhando para que as obras iniciem o mais breve possível”, destacou.