Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A saúde pública e a medicina preventiva foram consideradas pelo deputado Eli Borges (PMDB), como prioridade nos trabalhos da Assembléia Legislativa Tocantinense. As declarações foram feitas durante o discurso do parlamentar na solenidade de inauguração da sala da Estação Biblioteca Virtual em Saúde - Estação BVS - , na manhã desta quarta-feira, dia 27, no anexo I da Secretaria da Saúde do Estado, em Palmas.

“Em minhas ações públicas, tenho um carinho todo especial pela saúde. Só, por intermédio de emendas parlamentares, destinei mais de 20% em 2007 para o setor”, afirmou. O deputado acrescentou ainda que a BVS é uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento e, como conseqüência, vai servir melhor e com qualidade à sociedade.

A estação tocantinense conta com computadores, impressoras e móveis. A estrutura vai permitir aos usuários acesso livre e gratuito a informações técnico-científicas de Saúde, geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), e acadêmicas, disponibilizadas na Biblioteca Virtual em Saúde Pública – Brasil (BVS – Brasil).

De acordo com a proposta, o sistema vai democratizar o acesso às fontes de informação no campo da Saúde Pública, na qual o usuário pode navegar por mais de 13 milhões de referências disponíveis na BVS SP – Brasil, que dispõe de bases de dados nacionais e internacionais.

A implantação das Estações BVS já ocorreu em 22 Estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia (3 estações), Ceará (2 estações), Distrito Federal (2 estações), Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (2 estações), Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande de Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo (2 estações), Sergipe (2 estações) e, agora, o Tocantins. A solenidade contou ainda com a presença do secretário estadual da Saúde, Eugenio Pacceli, e do secretário da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha.

Fonte: Dicom A.L