Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em clima de cordialidade e emoção, o presidente da Assembléia, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), ofereceu, em nome do Legislativo, um café-da-manhã para o presidente da Valec, Juquinha Neves, e outras autoridades na manhã desta quinta-feira, dia 28. Durante o encontro, organizado para estreitar laços entre o Parlamento e a empresa construtora da Ferrovia Norte-Sul, foram proferidos discursos em homenagem a Juquinha e anunciadas futuras obras para o Estado.

Na reunião, o presidente do Parlamento enfatizou que “só as futuras gerações vão entender o impacto da obra que trará desenvolvimento para milhares de famílias e empresas”. Segundo ele, “graças à obra, em cinco ou dez anos, o Tocantins poderá disputar com outros Estados investimentos que trarão ainda mais progresso ao Tocantins”.

Já o presidente da Valec relembrou sua origem humilde como filho de carroceiro que alçou a presidência de uma das maiores empresas do País. Ele também comentou sobre sua satisfação “em tocar a maior obra do Brasil, o que lhe traz muita emoção”. Juquinha declarou que “o Tocantins é a bola da vez para investimentos” e confessou que empresários do Grupo Camargo Corrêa lhe informaram que estão interessados em construir uma nova fábrica de cimento no Estado.

O deputado Paulo Roberto (DEM) entregou para o presidente da Valec um requerimento de sua autoria. A matéria solicita ao Governo do Estado o estudo e a construção de um ramal da Ferrovia Norte-Sul, ligando as cidades de Gurupi, Peixe, Paranã e Taguatinga até o município de Luís Eduardo Magalhães na Bahia. Em resposta, Juquinha declarou que, após conversar com o governador Marcelo Miranda (PMDB), a ferrovia que, anteriormente, iria até Gurupi, será estendida até Alvorada.

Ao fim do evento os deputados Paulo Roberto e Josi Nunes (PMDB) pediram a palavra para também homenagear Juquinha. O Secretário de Indústria e Comércio, Paulo Pedroza, anunciou um seminário sobre a ferrovia. Outros deputados também estiveram presentes ao evento como César Halum (DEM), Fábio Martins (PDT), Raimundo Moreira (PSDB), além do prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT) e empresários.

Ferrovia Norte-Sul

Segundo o presidente da Valec cerca de 17 mil e quinhentos trabalhadores estão empenhados em terminar o trecho da ferrovia entre Araguaína e Colinas até o final do ano que deve ser inaugurada entre agosto e setembro de 2008, pelo presidente Lula. O prazo final para a conclusão da obra é maio de 2010.

Fonte: Dicom A.L

Tags: Política