Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Valerio Zelaya

Foto: Valerio Zelaya

Para despertar a população para as oportunidades geradas a partir da implantação da fábrica de cimento da Votorantim em Xambioá, o governador Marcelo Miranda (PMDB) abriu, oficialmente nesta sexta-feira, 29, o Fórum de Desenvolvimento Estratégico de Xambioá. "Sabemos da importância da fábrica não só para Xambioá, mas também para o Tocantins", disse o governador, destacando que o fórum acontece no momento exato, para atender às demandas do município. A indústria deve entrar em operação em agosto deste ano, segundo diretores da Votarantim.

O governador lembrou ainda o processo de industrialização do Tocantins, os desafios do Estado e destacou a importância das parcerias. "Tudo que está acontecendo é fruto das parcerias que estamos buscando", disse, acrescentando que seu desejo é ver o estado industrializado. O evento, que está sendo realizado em parceria com a Votorantim Cimentos, responsável pelo empreendimento, oferece cursos de capacitação e palestras até às 18h desta sexta-feira.

Fundo de Desenvolvimento

Na ocasião, foi assinado um contrato entre a Votorantim e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, ligado à Secretaria da Indústria e Comércio, segundo o qual, 0,3% do faturamento mensal da fábrica será repassado ao Fundo de Desenvolvimento Econômico. Os recursos serão revertidos em de infra-estrutura voltadas para industrialização, disse o secretário da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza.

Pedroza aproveitou para convocar a população a aproveitar a oportunidade que está sendo oferecida pelo fórum, com foco no grande impacto econômico trazido pela indústria, à partir da produção de 50 mil sacos de cimento por dia. "É preciso que a sociedade se atente para isso que é proporcionado e se torne competitiva", disse o secretário.

Transformação

Uma idéia da transformação que a fábrica fará na cidade é o numero de caminhões que circulará por dia, 250 ao todo, além da geração de 400 empregos diretos e mais de 1.000 indiretos, o que vai movimentar muitos postos de trabalho no setor de serviços. O diretor geral da Votoratim Cimento, Eduardo Maciel, fez questão de ressaltar que é só o começo. "Esse é um circulo que se abre em torno de um grande projeto", disse lembrando que em torno de 350 pessoas já estão capacitadas e outras estão em formação, em parceria com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Para o prefeito Richard Santiago Pereira (PMDB), o município já vive as transformações. "É uma grande mudança, que traz riqueza e prosperidade, nosso povo está feliz e agradecemos ao governo do Estado e à empresa", comentou.

Participaram ainda da solenidade, o vice-governador Paulo Sidnei (PPS), o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), o deputado estadual César Halum(DEM), os deputados federais Oswaldo Reis(PMDB) e João Oliveira, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Júnior Marzola, além de lideranças regionais e secretários de Governo.

Fonte: Secom

Tags: Economia