Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

O projeto de expansão da Brasil Telecom promove a inclusão digital e a formação de pólos de desenvolvimento socioeconômicos no Estado. As novidades foram apresentadas ao governador Marcelo Miranda (PMDB), nesta terça-feira, 4, durante audiência com o diretor institucional da empresa no Estado, Antônio Carlos Costa Campos. Participaram ainda o secretário da Ciência e Tecnologia, Osmar Nina Garcia, e o gerente Comercial da Brasil Telecom no Tocantins, Josenir Barbosa.

A ampliação da rede de telefonia móvel é uma das mudanças que chega a 38 municípios na extensão da BR-153 no Estado. Também instala cabeamento ótico na região do Bico do Papagaio, entre Darcinópolis e Araguatins, o que vai permitir serviços como internet banda larga e a instalação de caixas eletrônicos. Além disso, Palmas receberá tecnologia de última geração.

A parceria com o Estado traz ainda a instalação de laboratórios de informática para cinco escolas na capital, para a inclusão digital. A previsão é que 50 escolas recebam o projeto até 2009, informou o secretário da Ciência e Tecnologia, Osmar Nina Garcia.

Campos ressalta que a parceria com o governo do Estado é importante, por exemplo, na definição de pólos de desenvolvimento. É o caso da região do Bico do Papagaio, onde está sendo instalado cabeamento ótico. Isso contribui para que a empresa direcione as ações de expansão. “A parceria é importante, porque agora apostamos no futuro do desenvolvimento do Estado”, disse Campos.

Osmar Nina Garcia reforça que com a ampliação da rede de cobertura de internet banda larga e telefonia móvel o Estado pode expandir a informatização no Estado. “Isso faz com que a gente tenha condições de implantar pólos de inclusão digital, Universidade Aberta do Brasil, cursos técnicos e tecnológicos e as pessoas ampliarem sua capacitação e formação profissional”, disse Nina.

Rede

A Brasil Telecom está presente no Estado em mais de 400 localidades com telefonia fixa, somado municípios, aldeias e assentamentos, por exemplo. Quanto a telefonia móvel, atualmente são 26 localidades são servidas com os serviços, mas com o projeto de expansão soam para 64.

Da redação com informações da Secom

Tags: Estado