Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Foto - Valério Zelaya Foto - Valério Zelaya
  • Foto - Valério Zelaya

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em sua 4ª visita oficial ao Tocantins, e o governador Marcelo Miranda (PMDB) inauguram, nesta terça-feira, 11, às 10h, um dos maiores projetos de irrigação do País: o Manuel Alves, localizado na região Sudeste do Estado, entre os municípios de Dianópolis e Porto Alegre do Tocantins.

Na solenidade será inaugurada a obra de infra-estrutura hídrica, que inclui, além de canal irrigatório, uma barragem com capacidade de armazenamento de 240 milhões de metros cúbicos de água, que irá dinamizar a agricultura da região, em especial o cultivo de frutas.

Também serão entregues os 63 lotes agrícolas licitados na primeira etapa (58 lotes na categoria “pequeno produtor qualificado”, de 8 a 12 hectares; e 5 lotes na categoria “empresarial”, de até 200 hectares). As obras de infra-estrutura e os lotes ocupam área de 5 mil hectares.

O presidente e o governador ainda entregam 40 títulos de propriedades rurais às famílias que moravam na área de influência das obras do Manuel Alves e que foram remanejadas, formando a gleba Olho D’água, no próprio projeto. Neste área, o governo construiu 28 casas em caráter indenizatório, um posto de saúde e uma escola.

O projeto

O projeto Manuel Alves, construído em parceria entre os governos federal e estadual, prevê a ocupação de uma área total de 20 mil hectares e promete impulsionar a economia da região Sudeste, que possui um baixo índice de chuvas, tornando possível a agricultura através da irrigação.

Economicamente, o projeto tem como vantagem a proximidade com mercados consumidores do Nordeste, Centro-Oeste e da própria capital, Palmas.

Desde o início das obras, foram investidos R$ 200.116 milhões, recursos federais com contrapartida do governo do Estado.

Ainda em 2008 deve ser licitada a ocupação dos lotes da segunda etapa do Manuel Alves, de mais 5 mil hectares, visto que as obras estão adiantadas e contam com repasses de verbas contínuos, garantidos através do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca no Tocantins diretamente no município de Dianópolis, às 10h, seguindo para a solenidade de inauguração e entrega de lotes.

Está é a quarta visita de Lula ao Tocantins. A primeira foi em agosto de 2005, para inauguração do HGP – Hospital Geral de Palmas. A segunda, em maio de 2006, para vistoriar trecho da Ferrovia Norte-Sul, entre Aguiarnópolis e Babaçulândia. A terceira visita foi em maio de 2007, para inaugurar o primeiro trecho da ferrovia no Tocantins, de Aguiarnópolis a Araguaína, e a empresa Brasil Ecodiesel.