Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No próximo dia 12, o presidente da Subcomissão Permanente do Idoso, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), promove, junto à prefeitura de Novo Acordo (TO), o 4º Encontro Regional sobre Saúde, Direitos e Reinclusão Social do Idoso. A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

O encontro, que será aberto pela prefeita de Novo Acordo, Eliane Coelho, contará com palestras da médica e gerontóloga Neidil Espínola da Costa, que abordará a saúde do idoso em geral e o Sistema Único de Saúde (SUS); e do gerontólogo social João Batista de Medeiros. Ele vai debater a questão "Envelhecer, você já parou para pensar nisso?".

Também participam do encontro representantes das prefeituras de Aparecida do Rio Negro, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins, São Félix do Araguaia, Mateiros, Lizarda, Rio Sono, Ponte Alta do Tocantins e Fortaleza do Tabocão.

João Batista de Medeiros afirmou que o objetivo do encontro é preparar melhor os profissionais que trabalham com a questão do idoso naquela região. Ele acrescentou que o evento não tem o propósito de discutir as questões econômicas dos idosos nas diferentes classes sociais, mas, sim, a questão universal do envelhecimento. "O Brasil é portador da melhor lei do mundo sobre o idoso - o Estatuto do Idoso. O que precisamos debater são as questões da valorização do idoso, como viver este fenômeno natural na sociedade atual", declarou Medeiros.

Fonte: Agência Senado