Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado César Halum (DEM) contemporizou na manhã desta quinta-feira, 10, o fato da presidente conselheira do Tribunal de Contas do Estado – TCE, Dóris Coutinho, não ter reconhecido a legitimidade e autoridade da CPI.

A conselheira entregou os documentos solicitados pela CPI ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB) e não para a Comissão. Em nota divulgada para a imprensa, a assessoria do Tribunal diz que é uma demonstração de respeito à autoridade do presidente do legislativo do Tocantins e ao próprio Parlamento e dá o assunto encerrado.

Halum comentou a atitude da conselheira do Tribunal de forma suave, disse que, “quem fez os pedidos e estabeleceu data e hora para entrega dos documentos, foi a CPI. Se ela não reconhecesse, não teria enviado”, afirmou. O deputado ainda comentou que foi a forma do Tribunal reconhecer a autoridade do poder legislativo. “Isso pode melhorar muito o relacionamento”, disse.

Ele ainda aproveitou o pronunciamento para pedir que a presidência da Assembléia envie os documentos para a CPI com a urgência para averiguação.

Umberto Salvador Coelho