Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Com mais acesso ao crédito, brasileiros puderam comprar, em março, itens de maior valor agregado, como eletroeletrônicos, carros e materiais de construção. A informação consta na pesquisa "Indicador Serasa de Atividade do Comércio", divulgada nesta quinta-feira (17) pela Serasa.

Conforme a entidade, a facilidade em obter empréstimos e financiamentos fez com que as vendas do comércio avançassem 10,7% no primeiro trimestre, ligeiramente acima dos 10,3% registrados no mesmo período do ano anterior. O varejo especializado, que engloba os produtos citados anteriormente, cresceu 13,4% no período.

Real valorizado

Ainda conforme o estudo, na comparação de março de 2008 com fevereiro, mesmo sendo ano bissexto e, portanto, o segundo mês do ano tendo um dia a mais, março teve cinco sábados - o que favoreceu a ida das pessoas às compras.

Além disso, vale ressaltar que a Semana Santa alavancou, principalmente, as vendas do varejo de hipermercados, supermercados e varejo de alimentos e bebidas com produtos típicos da data, como ovos de Páscoa e bacalhau.

Assomado a isso veio o bom momento da economia: o Real valorizado deixou as importações mais baratas, estimulando a compra de comida e bebidas típicas da comemoração.

Vai bem

Na avaliação de técnicos da Serasa, de forma geral, o comércio vai bem neste início de 2008, praticamente repetindo o desempenho de 2007. A maior oferta de crédito, o alongamento dos prazos de financiamento e as promoções do varejo são pontos favoráveis nessa direção.

Fonte: InfoMoney