Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A oposição resolveu nesta quarta-feira, 23, durante sessão na Assembléia Legislativa, encaminhar ofício ao MPE – Ministério Público Estadual e ao MPF – Ministério Público Federal, informando sobre as possíveis irregularidades cometidas na SEDUC – Secretaria Estadual da Educação e Cultura pela titular da pasta, Maria Auxiliadora Seabra Rezende (professora Dorinha). No documento a oposição afirma que: “tais denúncias, se confirmadas, são gravíssimas e merecem realmente serem averiguadas”.

Durante a sessão a oposição reagiu à nota emitida à imprensa pela secretária e Stalin Bucar (PSDB) voltou à carga. Se referindo à nota, Bucar disse, “a secretária vem num ato de desespero e nos chama de inconseqüentes”, ele afirmou que a autora da denúncia encaminhou cópias do documento em que relata as possíveis irregularidades ao secretário de infra-estrutura do Estado e também ao governador.

Durante seu pronunciamento Bucar disse que não tem nada contra a secretária, mas que vai recorrer aos órgãos competentes porque os requerimentos convidando-a para vir à Assembléia são rejeitados pela bancada governista, “blindando a secretária”.

O deputado Paulo Roberto, liderança democrata na casa, saiu em defesa de Dorinha, ele disse que “achava que Stalin não estava sendo correto” e completou, “fica parecendo que é coisa pessoal”. Roberto ainda disse que a secretária está fazendo um belo trabalho. Segundo o deputado, Dorinha poderá vir a Assembléia a qualquer momento, “basta que se crie a condição necessária”.

Outro que voltou aos ataques foi Raimundo Palito (PP) que disse que era “um absurdo se gastar R$ 6 milhões com a feira do livro num Estado tão pobre, sabendo que a capital tem o Centro de Convenções onde poderia realizar o evento”. Palito ainda disse que a feira em si é uma iniciativa elogiável.

Bancada do governo

Ainda se referindo à nota da secretária Dorinha, o deputado Marcelo Lelis (PV) disse que, se alguém foi inconseqüente, foi a bancada de governo, que rejeitou o requerimento convidando a secretária. Lelis voltou a dizer que já esteve com Dorinha e que ela manifestou desejo de vir à Assembléia.

 

Umberto Salvador Coelho