Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Umberto Salvador Coelho Raul lembrou que os gestores devem ter política de incentivo ao pequeno produtor Raul lembrou que os gestores devem ter política de incentivo ao pequeno produtor
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho

O prefeito Raul Filho esteve reunido no final da tarde da quinta-feira, 24, na sede da SAGRI – Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural, para discutir resultados das ações desenvolvidas pela prefeitura de Palmas. Foram discutidos temas relacionados à patrulha mecanizada, assistência técnica e de infra-estrutura ao produtor rural, além da possibilidade do município adquirir a produção do pequeno produtor.

Raul lembrou que a prefeitura consome 60 mil litros de leite por mês, distribuídos principalmente na rede pública municipal de ensino para merenda escolar e sugeriu que as associações se organizem para que a prefeitura possa adquirir a produção. Raul lembrou que deve haver neste caso uma garantia de produção cíclica regular para que não haja falta de produtos. “Tudo que for possível fazermos para comprar na mão do produtor daqui vamos fazer, isto promove a geração de emprego e renda”.

O prefeito ainda lembrou que o incentivo a geração de emprego e renda do pequeno produtor rural é uma proposta sua desde a primeira vez que foi candidato ao executivo da capital. “O gestor que passar pela prefeitura seja daqui a quatro, oito, doze anos tem que ter esta política de incentivo ao pequeno produtor” disse.

Raul aproveitou a reunião para dar uma boa notícia aos pequenos produtores, ele disse que todas as escolas do meio rural serão transformadas em escolas de tempo integral. Para o prefeito alem das escolas, o sonho é ver o setor organizado e produzindo em série, para isto ele disse que tem cobrado recursos do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que possa fornecer para cada associação de produtor rural um galpão e um trator.

O secretário da agricultura do município, Clemente Barros, apresentou um relatório das ações da gestão, referentes ao período 2005/2007, inclusive o total das horas trabalhadas pelos tratores em prol dos produtores. Barros disse que os produtores “são os verdadeiros parceiros da SAGRI”, ele informou que os dados estão disponíveis para que possam prestar contas às associações.

Homenagem

Durante a reunião o presidente da Associação dos Olericultores do Assentamento Mariana, Getulio Vieira dos Santos, fez uma homenagem ao prefeito, entregando duas mudas de ipê amarelo e mogno como troféu simbólico. Raul agradeceu e disse que iria plantar em sua casa.

Santos informou que a atual gestão tem ajudado muito o produtor. Na questão do programa patrulha mecanizada ele disse que a sua associação teve muito êxito com o programa e aumentou bastante sua produtividade.

Outro que teceu elogios à atual gestão foi o presidente da Associação Mato Verde, Edilton Ferreira de Miranda, ele disse que era um dos que mais cobrava as ações da prefeitura e que hoje não tem nada a reclamar, “só a agradecer”.

Relatório de ações/dados de 2005 a 2007

Poços artesianos em Taquaraçu, Coqueirinho, Santa Fé e Francisco Galvão – Beneficiando cerca de 200 famílias rurais .

Patrulha mecanizada – parceria com o Estado – Número recorde de 17.600 horas/máquinas ofertadas ao pequeno produtor.

Distribuição de 4 mil toneladas de calcário, atendendo a 800 pequenos produtores.

15 hortas comunitárias – 400 famílias beneficiadas.

Distribuição de 20 toneladas de insumos – adubos e sementes – para pequenos agricultores da agricultura familiar atendendo 200 famílias

10 mil metros de mangueira para irrigação

Participação no Programa Prefeitura nos Bairros com doação de 25.000 mudas frutíferas e 25.000 kits de sementes de hortaliças para hortas caseiras.

Recuperação e melhoramento de todas as feiras livres do município onde atuam 1600 feirantes.

Reforma, ampliação e modernização da Feira da 304 Sul elevando a capacidade da feira de 486 feirantes para 1200 adequando-a à legislação sanitária vigente, (EM IMPLANTAÇÃO)

Implantação em parceria com o Governo do Estado da Central de Abastecimento de Palmas – CEASA

Apoio técnico e financeiro à construção do laticínio da Associação dos criadores de Cabas Leiteiras da Comunidade Coqueirinho.

Manutenção de 4 mil km de estradas vicinais.

Inclusão de produtores rurais no Programa Cheque Moradia atendendo 90 famílias.

Capacitação através de cursos e palestras de 900 produtores nas atividades de preparo de solo, calagem, adubação, plantio e comercialização.

Abertura de 56 tanques de piscicultura para pequenos produtores com o objetivo de melhorar a alimentação e renda destas famílias.

Participação no Programa Compra Direta – inserindo 100 pequenos produtores de Palmas.

Em implantação - centros de informática na zona rural através do programa Orçamento Participativo.

 

Umberto Salvador Coelho