Estado

O governo deverá publicar, nas próximas semanas, medida provisória – MP dando à estatal Valec as concessões de cerca de 5,5 mil quilômetros de ferrovias ainda a serem construídas. Segundo o presidente da empresa, José Francisco das Neves, a Valec receberá a concessão do prolongamento da ferrovia Norte-Sul de Palmas (TO) até Santa Fé do Sul (SP) e também da ferrovia Leste Oeste, que ligará a Norte-Sul, em Tocantins, a Ilhéus (BA).

"A Valec ganhará a concessão desses trechos e depois vai transferi-las para a iniciativa privada, por meio de leilões. Será modelo semelhante ao que fizemos no trecho da Norte-Sul de Açailândia (MA) a Palmas", explicou Neves, referindo-se ao trecho da Norte-Sul arrematado no ano passado pela Companhia Vale do Rio Doce. No leilão do ano passado, a Vale arrematou, por cerca de R$ 1,47 bilhão, esse primeiro trecho, de 720 quilômetros. Os recursos serão usados pela Valec na própria obra.

O presidente da empresa informou ainda que a mesma MP deverá determinar a participação da Valec, juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na elaboração dos estudos técnicos do projeto do trem-bala Rio-São Paulo, previstos para outubro próximo.

Da redação com informações Agência Estado

Por: redação

Tags: Estado, Norte-Sul, Valec