Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Abizair discorreu sobre os avanços da Polícia Civil - Foto - Umberto Salvador Coelho

A convite do deputado Carlos Henrique “Gaguim”, presidente da Assembléia Legislativa do Tocantins, aconteceu nesta quarta-feira, 7, às 9, no plenário da Assembléia, uma sessão solene em comemoração aos 200 anos de implantação da Polícia Civil no Brasil e 20 anos no Estado.

Este ano, as polícias civis brasileiras estão festejando o marco histórico de sua implantação no território nacional, em conjunto com as comemorações do bicentenário da chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808.

A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar. O deputado Ely Borges, em seu discurso disse que segurança pública é um tema que favorece um amplo debate e que a instituição está bem administrada pelo secretário Herbert Brito e toda sua equipe, que adotaram um modelo de administração de segurança pública, consistente e inserido no processo de modernização da Polícia Civil Brasileira.

Para o superintendente da Polícia Civil, Abizair Paniago, a Polícia Civil do Tocantins se inclui entre as melhores do país, dada à sua eficiência na prevenção e elucidação de crimes. O superintendente discorreu sobre os avanços da Polícia Civil, desde a criação da intendência geral da Polícia do Brasil, citou o trabalho da polícia civil no Estado, a harmonia entre as classes policiais civis e militares e finalizou afirmando que a policia Civil tem passado por inúmeras dificuldades ao longo dos anos, porém são desafios que necessitam ser vencidos e os são. Ainda conforme o discurso do chefe de Polícia Civil do Tocantins, “a Polícia Civil precisa existir e existe porque temos, aqui no Tocantins, pessoas que querem que ela exista, que são os nobres parlamentares desta casa” ressaltou Paniago.

Já o secretário da Segurança Pública, Herbert Brito Barros, falou sobre a importância dessa sessão solene em comemoração aos 200 anos da Policial Civil. De acordo com o secretário, “a Polícia Civil do Tocantins é considerada uma da mais bem preparadas na federação e vive em um processo de aperfeiçoamento contínuo que vem evoluindo”, esclareceu acrescentando que tudo isso aliando a modernidade e ao bom profissionalismo dos nossos integrantes fazem de nossa Polícia uma grande Polícia. "Sendo assim, é oportuna a realização da requerida Sessão Solene que se revela perfeita oportunidade para uma merecida homenagem a todos os policiais pelo brilhantismo ao qual têm atuado frente à Instituição Policial”, finaliza Barros.

A iniciativa do deputado Carlos Henrique “Gaguim” atraiu um público que lotou as galerias do Plenário. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o secretário da Segurança Pública, Herbert Brito Barros; superintendente da Polícia Civil, Abizair Paniago; superintendente da Polícia Técnico - Cientifica, Valdivino Tundelo; superintendente de Gestão Administrativa e Financeira, José da Cunha Nogueira; os presidentes das Entidades de Classe da Polícia Civil do Tocantins, e diversas outras autoridades.

Fonte: Secom