Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agrotins, maior feira de tecnologia agropecuária da Amazônia, realizada em Palmas, e que tem entre suas preocupações a preservação ambiental, apresenta o projeto Nego D'Água, instalado em uma embarcação (barco-escola-pesquisa) às margens do lago, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Dentro do barco acontecem palestras e outras atividades, como teatro infantil, que incentivam ações ambientais positivas.

O gerente do projeto, Éder Soares Pinto, informa que, por dia, o Nego D'Água vem recebendo a visita de aproximadamente 400 pessoas, interessadas em aprender um pouco mais sobre meio ambiente. O projeto é executado no lago de Palmas e abrange os municípios do entorno: Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Porto Nacional, Palmas, Lajeado e Miracema do Tocantins.

O barco tem capacidade para receber 40 pessoas e abriga laboratório de pesquisa, sala de aula com acesso à internet, rede de tratamento de água e esgoto de acordo com as normas ambientais e energia com placas solares, tudo ecologicamente correto.

Programação Nego D'Água

Neste sábado, 10, último dia da Agrotins 2008, está previstaa a montagem de um painel sobre sistemas agroflorestais, às 9h30, e em seguida, às 10h30, navegação no lago com a apresentação teatral 'A lenda do Nego D'Água', atividades voltadas para a educação ambiental. A programação completa da Agrotins está disponível no site www.seagro.to.gov.br, no link 'Agrotins'.

A iniciativa é executada pelas instituições The Nature Conservancy, Gaia, Faculdade Católica do Tocantins, Ministério Público do Estado e recebe patrocínio da Celtins-Rede e Investco. A Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e outras instituições apóiam o projeto.

A Agrotins é uma realização do governo do Estado, por meio da Seagro, Adapec - Agência de Defesa Agropecuária, Itertins - Instituto de Terras do Tocantins, Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e parceiros. A feira encerra neste sábado, 10, às 18h.

Fonte: Secom