Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Claudio Frascari

Foto: Claudio Frascari

Diante do sucesso verificado nas apresentações feitas em Gurupi, São Salvador e também em Palmas, durante o IV Salão do Livro, a Cia de Teatro Sorria Meu Bem, apresenta nesta sexta-feira (30) e no sábado (31) o espetáculo "Nem Pão, Só Circo", em Bernardo Sayão, a 330 km de Palmas, dentro da comemoração de 19 anos de emancipação do município.

Com direção de Thomas Batista, o espetáculo traz no elenco Antônio Campos, Fábio Moreno, Johnlenno Ricastro, Paula Dourado e Vinícius Martins. Todos os artistas são de Gurupi.

Segundo Thomas Batista, o tema foi escolhido devido o circo ser uma arte popular com um alto valor sociocultural e por ser uma atividade centenária que traz consigo valores cívicos, morais e educacionais de fundamental importância para a comunidade.

Já o ator e arte-educador Vinícius Martins, que integra o elenco da Cia de Teatro Sorria Meu Bem, destaca que o espetáculo tem o objetivo de divulgar o potencial educativo, formativo e lúdico das atividades circenses, bem como resgatar a arte do palhaço tal como ela é no circo a partir da dramatização, interpretação, encenação e improviso, fazendo ainda uma paródia dos espetáculos circenses mesclada com comédia.

A apresentação do espetáculo integra o calendário de atividades do Projeto BR- Arte e Cultura 2008, da Fundação Cultural do Tocantins, que conta com o suporte de um caminhão-teatro e que se transformou num dos grandes projetos de circulação da arte tocantinense ao promover a integração da comunidade local com apresentações musicais, cênicas, realização de oficinas e exibição de filmes e documentários.

 

Zacarias Martins