Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Com o intuito de prevenir a incidência de queimadas neste período do ano, a Prefeitura de Palmas criou o Plano de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas, através da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia - Semact. Contando com parceiros municipais como a Secretaria de Saúde e a Guarda Metropolitana e entidades como a Celtins e a Investco, o Plano iniciou o cronograma de ações com a construção de aceiros. A primeira etapa já está em execução no Parque Cesamar.

No cronograma, está prevista a construção de aceiros também nos outros parques municipais e em áreas de riscos mapeadas pela Semact. O próximo aceiro será construído no Parque Sussuapara.

Para a execução do Plano, a Semact contratou 40 homens, que foram capacitados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e pela Guarda Metropolitana de Palmas. Para reforçar este trabalho, uma equipe de 10 homens permanece de plantão no Comando da Guarda Metropolitana, para atuar em possíveis emergências relacionadas às queimadas.

Ações

Consta também no Plano de Prevenção ações de educação ambiental, com intervenções em escolas públicas e blitzen em diversos pontos da Capital. Além disso, serão instaladas três bases para o monitoramento da incidência de queimadas no Parque Serra do Lajeado, Parque Sussuapara e no Aeroporto.

 

Fonte: Ascop