Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Elson Caldas

Foto: Elson Caldas

Durante dois dias, secretários de Planejamento dos estados brasileiros estarão reunidos em Palmas (TO), discutindo, entre pautas de relevância nacional, temas que despertam um interesse especial para o Tocantins, como as políticas amazônicas e a logística de transporte do país. O 34º Fórum Nacional dos Secretários de Planejamento foi aberto nesta quinta-feira, 12, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia, em Palmas, pelo governador Marcelo Miranda, com a presença de 20 gestores estaduais, além de técnicos da área.

Na abertura do fórum, o governador disse ser um momento marcante para o Estado receber a “elite de umas das áreas mais sensíveis da gestão pública no país”. “Ter os senhores aqui, refletindo sobre o futuro dos estados brasileiros e do país, reforça o nosso sentimento de que cada vez mais o Tocantins está inserido neste debate”, disse Marcelo Miranda.

Em discurso, o governador destacou que o Tocantins, em 20 anos de história, teve oportunidade de contar com métodos modernos de projeção administrativa e, por isso, “tem como obrigação ser um referencial para o país”. Neste sentido, disse ainda que as políticas de planejamento no Estado se dão através da participação popular e, por isso, em duas décadas o Tocantins atingiu índices favoráveis de crescimento e de elevação da qualidade de vida.

O presidente do Conseplan – Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, João Carlos Ribeiro, disse que a função do planejamento é “pensar o governo”, indo além da leitura de números e indicadores. Segundo ele, essa função hoje está sendo resgatada, após anos em que o Brasil se voltou apenas às questões fiscais, enquanto os países desenvolvidos se voltavam ao planejamento e à educação. “Durante esses anos, o Brasil andou apenas para o lado, sem perspectivas”, avaliou.

Em sua primeira visita ao Tocantins, o presidente do Conseplan avaliou que o Estado “está preparado para ter o crescimento que se espera dele”, avaliando que, atualmente, o Tocantins já é o Estado que mais se desenvolve no país.

O 34º Fórum Nacional dos Secretários de Planejamento acontece a cada três meses em um Estado diferente e é realizado pela primeira vez no Tocantins.

Nesta sexta-feira, 13, o fórum conta com a participação do ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), com palestra programada para as 10h30, também na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia.

 

Fonte: Secom