Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Nesta quinta-feira, 19, acontece em Palmas, o primeiro encontro com líderes de associações rurais da agricultura familiar do Tocantins. O evento pretende reunir cerca de 400 representantes de todo o Estado, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), a partir das 8h.

O encontro é uma realização do Governo do Estado, por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – e Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Biotins são parceiros nesta realização.

O dia será para debater questões e melhorias voltadas para as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), bem como promover a integração entre os líderes tocantinenses da agricultura familiar.

Para isso, a programação terá em sua abertura uma palestra motivacional, seguida de uma dinâmica com os agricultores. No período da tarde, serão tratados assuntos de interesse dos líderes: extensão rural; associativismo; PRONAF (Programa Nacional de Financiamento da Agricultura Familiar); beribéri, a doença do arroz; barraginhas. No encerramento, os participantes falarão sobre suas experiências na agricultura familiar, no meio rural. Logo após, haverá apresentações culturais.

O presidente do Ruraltins, Sebastião Pelizari Junior, afirma que encontros como estes, além de fortalecerem o segmento, reiteram a importância do pequeno produtor no cenário alimentício nacional, visto que, hoje, 70% do que vai para a mesa do brasileiro advém das pequenas propriedades.

Programação

8h às 9h – Recepção e credenciamento

9h – Abertura oficial e palestra “O ser humano vive de motivação” (Usina Consultoria)

10h30 – Pronunciamentos (autoridades municipais, estaduais e federais) e apresentação do repentista Manoel do Coco

11h40 – Dinâmica para integração

12h – Intervalo para almoço

14h – Palestra “Assistência Técnica e Extensão Rural e suas perspectivas” (Ruraltins)

14h40 – Palestra “Associativismo/Cooperativismo e seus desafios (Sescoop)

15h30 – Palestra “Alterações nas linhas de crédito do PRONAF” (Ruraltins)

16h10 – Intervalo

16h20 – Palestra “Beribéri, doença do arroz” (Vigilância Sanitária)

16h50 – Palestra “Construção de barraginhas” (Embrapa-MG)

17h20 – Depoimentos dos líderes de associações rurais da agricultura familiar

18h – Apresentações culturais

18h30 – Encerramento

 

Fonte: Ascom Ruraltins