Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins recebeu da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, através de Convênio com o PDRS - Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável, uma aeronave modelo Pélican PU-TOP que atuará com sobrevôos no suporte às ações de controle ambiental em todo território do Estado do Tocantins. Moderno e com tecnologia avançada, o mais novo instrumento de apoio às ações de combate aos crimes ambientais atuará nos âmbitos da fiscalização de desmatamento e queimadas, e monitoramento ambiental, especialmente nas Áreas Protegidas do Estado e nas bacias hidrográficas prioritárias.

Para o presidente do órgão, Marcelo Falcão Soares, com a aquisição desta aeronave a gestão ambiental no Estado será fortalecida. “Com este instrumento o Naturatins reforça o seu poder de ação fiscalizatória e passa coibir de forma mais significativa as ações contrárias ao meio ambiente” afirmou.

Segundo o chefe da Assessoria Técnica de Planejamento, Raul Rodrigues, a aeronave vem complementar um projeto iniciado no ano de 2000 na região do Bico do Papagaio, onde o Naturatins já tinha adquirido uma outra aeronave, que ainda presta serviços ao Estado, com mais de 2000 horas de vôo. “Com a nova aquisição o instituto poderá atender todo o Estado com mais rapidez, eficiência e economia”, afirmou.

A aeronave facilitará também o planejamento estratégico do Naturatins, identificando em tempo hábil qualquer alteração ambiental ocorrida sem o devido licenciamento da atividade. Em casos como a identificação de pontos de desmatamento que somente seriam detectados por satélite no ano seguinte com a aquisição de novas imagens.

No órgão desde março deste ano, o Pélican já contribuiu com a ação emergencial de combate à dengue, com sobrevôos nos municípios para detecção de locais com águas paradas e também para identificação de áreas para construção de aterros sanitários.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Naturatins