Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Alem de redes os técnicos usam também o Puçá para capturar os morcegos nos abrigos

Alem de redes os técnicos usam também o Puçá para capturar os morcegos nos abrigos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Alem de redes os técnicos usam também o Puçá para capturar os morcegos nos abrigos Alem de redes os técnicos usam também o Puçá para capturar os morcegos nos abrigos

Com vistas a promover a saúde dos rebanhos tocantinenses, técnicos da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária estão realizando o controle populacional do morcego hematófago, principal transmissor da raiva no meio rural. Em Miracema, a ação está ocorrendo desde a última segunda-feira, dia 30, e segue até a próxima sexta-feira, dia 4.

A ação foi solicitada por produtores rurais da região, que notificaram sugadura de morcegos em bovinos e eqüinos e algumas mortes, possivelmente devido à raiva. Ao serem acionados, os profissionais da Adapec montam uma estratégia de trabalho para a captura dos morcegos, realizam a ação na propriedade e repassam orientações técnicas sobre a moléstia aos produtores. Todos os membros da equipe são devidamente capacitados para atuarem no controle populacional dos morcegos hematófagos.

Segundo o gerente estadual de Porgrama de Controle da Raiva de Herbívoros, Marcelo Inocente, em Miracema, o trabalho será realizado em cerca de 15 propriedades rurais da região. Já no municipio de Dois Irmãos, segundo o relatório divulgado nesta terça-feira, na ação que foi realizada de 23 a 27 de junho, em 12 propriedades rurais, foram capturados e tratados 24 morcegos, representando um controle de outros 400 morcegos hematófagos.

Raiva

A doença é incurável, causada pelo vírus lissavirus que é transmitido aos animais sadios através da pele ou da mucosa, por mordedura, arranhadura, ou lambedura, podendo não existir necessariamente agressão.

Captura

Com a captura, cada morcego da espécie Desmodus rotundus, principal transmissor da raiva, recebe no dorso cerca de 1,5 grama de pomada anticoagulante e é solto. Os morcegos têm o hábito de lamber o recém chegado no refúgio, sendo assim, a pomada aplicada no dorso de um morcego pode matar cerca de 20 animais por hemorragia interna.

Fonte: Ascom Adapec