Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Definir parâmetros para a recuperação de áreas degradadas é uma das ações priorizadas pelo Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins. É por meio dessa estratégia que os técnicos da unidade descentralizada do Instituto em Araguatins, iniciaram, nesta sexta-feira, 4, os trabalhos de recuperação na região.

Com plantio de 200 mudas nativas nas áreas da Cerâmica, Taquari e Associações de Oleiros de Araguatins, a ação tem como meta recuperar a paisagem da região e adquirir um aumento significativo da cobertura vegetal.

O Plano de Recuperação foi baseado após análise realizada na região, onde estudos detectaram a necessidade de plantio nas áreas que sofreram maior impacto ambiental. O trabalho conta com a parceria da Escola Técnica Federal do município e o poder judiciário da cidade, que está revertendo as infrações aplicadas por crimes ao meio ambiente em doações de mudas para reflorestamento.

Também estão sendo desenvolvidas atividades educativas com o objetivo de conscientizar os agricultores e os proprietários de terra da importância de preservar e recuperar o meio ambiente.

Para a inspetora ambiental do Naturatins, Luciana Geremias de Souza, o plano de replantio será realizado durante todo o mês de julho com a previsão de utilizar mais de 2 mil mudas de plantas da região, como o cupuaçu, açaí, mogno e aroeira.

Fonte: Assessoria de imprensa Naturatins