Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O cantor carioca Luiz Melodia comandará a festa de encerramento do IV Festival Gastronômico de Taquaruçu, neste sábado, 05. O festival começa nesta sexta-feira, 04, a partir das 19 horas, na Praça Joaquim Maracaípe, com a apresentação da Butiti Band - Orquestra Popular de Palmas. O IV Festival Gastronômico de Taquaruçu é promovido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Fundação Cultural de Palmas e contará com o concurso de gastronomia com a disputa de 43 concorrentes.

O Festival Gastronômico já virou referência na programação de férias da Capital. Nele serão apresentados 43 pratos, divididos nas categorias doces e salgados, sendo 24 concorrentes, entre eles estabelecimentos de Alimentos e Bebidas, chefes de cozinha e culinaristas do Distrito de Taquaruçu.

Na ocasião, além de ouvir boa música os visitantes poderão degustar os pratos que participam do concurso e que estarão à venda nas barraquinhas montadas na Praça.

Neste sábado, após o show de Luiz Melodia, sobe ao palco a banda de forró Chilepe do Chinelo.

Melodia

Luiz Carlos dos Santos, Luiz Melodia, nasceu no morro do Estácio, Rio de Janeiro, em 7 de Janeiro de 1951. O único filho homem de Oswaldo e Eurídice descobriu a música ao ver o pai tocando em casa: "fui pegando a viola dele, tirando uns acordes, observando. Ele não deixava pegar a viola de quatro cordas, que era uma relíquia, muito bonita, onde aprendi a tocar umas coisas".

Melodia passou a adolescência compondo e tocando sucessos da Jovem Guarda e da Bossa Nova, com o grupo "Instantâneos", formado com amigos. Logo, acabou por chamar a atenção de um assíduo freqüentador do Morro do Estácio, o poeta Wally Salomão, e de Torquato Neto. E através de Wally conheceu nomes como Gal Costa e Maria Bethânia, e deslanchou a carreira de compositor. Foi nesta época que o artista assumiu então o nome Luiz Melodia e lançou no ano seguinte (1973) seu primeiro e antológico disco "Pérola Negra". Sua carreira acabou por consolidar-se no disco seguinte, "Maravilhas Contemporâneas" (1976), popularizado pela canção "Mico de Circo" (1978), que seria gravado no seu retorno ao Rio. Já conhecido do público e tendo alcançado seu espaço no cenário da Música Popular Brasileira, Luiz Melodia lança "Nós" em 1980, incluindo a romântica "Codinome Beija-flor".

O disco seguinte, "Relíquias" (1995), faz uma releitura com novos arranjos para sucessos como "Ébano" e "Sub-anormal" - e no registro intimista e intenso de "Acústico - Ao Vivo" (1999), em que Melodia passeia novamente por sua obra.

Luiz Melodia atualmente está trabalhando nas composições de seu novo trabalho, e colabora com o documentário sobre sua vida, com direção de Karla Sabah.

 

Fonte: Ascop com informações do site do cantor http://www2.uol.com.br/luizmelodia/