Estado

Foto: jpncerrado Vista aérea da Catedral de Porto Nacional Vista aérea da Catedral de Porto Nacional

Porto Nacional comemora neste dia 13 de julho 147 anos de emancipação e 270 de história. Para comemorar o aniversário da centenária cidade berço da cultura tocantinense, a Prefeitura de Porto Nacional está preparando uma programação cultural para a população. Porto possui 45.289 habitantes, conforme o censo IBGE/2007.

Programação de Aniversário

As comemorações iniciam no sábado, dia 12, às 19h, com uma missa na Catedral Nossa Senhora das Mercês, concelebrada pelo Bispo Dom Geraldo Gusmão e Padre Paulo Sérgio. Em seguida, haverá apresentações culturais com os Foliões do Divino de Monte do Carmo; Espetáculo Ícones & Impressões do Projeto Andanças – 20 Anos; Banda Mestre André; momento de autógrafos dos Escritores Tocantinenses; Orquestra dos Violeiros de Porto Nacional, Clube do Choro de Goiânia – Oscar Wildes Ayres e show regional com Everton dos Andes, na Praça Nossa Senhora das Mercês.

No domingo, dia 13, data do aniversario da cidade, Alvorada a partir das 5h da manhã, pelas ruas de Porto Nacional com a Banda Mestre Adelino e às 8h acontecerá o Desfile Cívico na Praça do Centenário, realizado pelo Tiro de Guerra de Porto Nacional, com a participação do 22° Batalhão de Infantaria de Palmas, Tiro de Guerra de Miracema do Tocantins, Tiro de Guerra de Pedro Afonso, 5° BPM da Polícia Militar de Porto, Pelotão de Operações Especiais da PM - GIRO de Palmas, Corpo de Bombeiros de Porto Nacional, Guarda Municipal de Porto Nacional, Banda Mestre Adelino de Porto Nacional, Marinha do Brasil - Capitania dos Portos Araguaia-Tocantins e Aeronáutica. À noite, a partir das 18h, na praia Ilha Porto Real acontecerá show regional e às 20h o grande show com o Grupo Raça Negra.

De acordo com o prefeito Paulo Mourão (PT), hoje Porto Nacional tem se destacado no cenário tocantinense de forma diferenciada. “A cidade que já é conhecida como berço cultural do Tocantins, vem se destacando pela forma como a sua economia está crescendo de forma acelerada. Hoje temos uma Usina de Biodiesel, um centro de pesquisas da Pioneer, um frigorífico de peixes que está em fase de construção, a construção do Pátio de Integração Multimodal da Ferrovia Norte-Sul, no distrito de Luzimangues, que vai mudar de vez a história da cidade, colocando o município em segundo lugar em arrecadação no Estado”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa prefeitura de Porto Nacional