Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Seppir - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, lançou o Prêmio Territórios Quilombolas 2008, com pagamento no valor de R$ 3 mil para os 15 melhores colocados. As inscrições vão até 15 de janeiro de 2009 e os participantes poderão se inscrever com trabalhos de pesquisas e estudos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Jurídicas, Agrárias e afins, direcionados aos temas das comunidades quilombolas brasileiras.

A premiação é de âmbito nacional e selecionará os melhores trabalhos nas categorias Ensaio inédito e Experiências e memórias e, além do prêmio, os vencedores receberão certificados, publicação impressa em formato coletânea e um kit de publicações especializadas.

Os trabalhos deverão abordar temas relacionados a territórios quilombolas como: regularização fundiária; movimentos sociais; gênero; produção, mercado e geração de renda; saúde e segurança alimentar e nutricional; etnodesenvolvimento; história e memória; organização social; relações étnico-raciais; religiosidade; meio ambiente; educação; comunicação e mídia; aspectos geracionais; aspectos jurídicos.

Para realizar a inscrição é preciso preencher formulário específico disponível na página eletrônica do Ministério do Desenvolvimento Agrário ( www.mda.gov.br ), na página do programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia ( www.mda.gov.br/aegre ), no portal NEAD ( www.nead.gov.br ) e das instituições parceiras ( www.abant.org.br ; www.anpocs.org.br ; e www.mulheresnegras.org/abpn ).

A ficha de inscrição preenchida, juntamente com toda a documentação exigida, deverá ser remetidas à Secretaria do Prêmio Territórios Quilombolas, na SBN – Quadra 01 – Edifício Palácio do Desenvolvimento, 21º andar – sala 2104, CEP: 70057-900 - Brasília – DF, até o dia 15 de janeiro de 2009.

A divulgação dos trabalhos vencedores e a entrega dos prêmios deverão ocorrer até 21 de março de 2009. O lançamento da coletânea impressa contendo os artigos e ensaios premiados está previsto para maio de 2009.

São parceiros na promoção do Prêmio a SEPPIR, o Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros a Associação Brasileira de Antropologia e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

Mais informações pelos telefones (61) 2191-9845/ 9869 ou através do correio eletrônico premioterritoriosquilombolas@mda.gov.br.