Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Após um aumento de 278,3% no recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, nos seis primeiros meses deste ano, o Tocantins comemora nesta segunda-feira, 18, o Dia Nacional do Campo Limpo. A programação do evento, que é uma iniciativa do Inpev – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, será realizada nos municípios de Pedro Afonso e Silvanópolis e contará com a participação da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária.

Em Silvanópolis, a 123 Km de Palmas, região Central do Estado, a comemoração inicia a partir das 9 horas, no salão de eventos do Clube Bazuca. Na ocasião, serão ministradas as palestras "Dados de Devolução no Tocantins" e "Responsabilidades legais da Devolução de embalagens vazias de agrotóxicos", por José Carlos Dias Filho, chefe do Núcleo de Agrotóxicos da Adapec, .

De acordo com Filho, a intenção é mostrar aos participantes do evento que toda a cadeia produtiva tem responsabilidades quanto a correta destinação final dos recipientes de defensivos agrícolas. "Todos têm tarefas a cumprir e é preciso que tenham consciência disso para cada um fazer a sua parte", comenta o agronômo.

O presidente da Adapec, Humberto Camêlo, ressalta que o trabalho desenvolvido pela Adapec é reconhecido pelos números de recolhimento alcançados, mas as ações não devem parar. "Fazemos fiscalizações nas lojas revendedoras e nas propriedades rurais, realizamos palestras e reuniões com produtores e lojistas e isso tem surtido efeito, mas queremos mais", explica o presidente.

Devolução

De acordo com o Inpev, nos primeiros seis meses deste ano foram retirados do meio ambiente 37.865 quilos de recipientes, contra 10.010 quilos no mesmo período de 2007. Isso representa um percentual de crescimento de 278,3% se comparado ao ano passado.

Em 2004, foram 19 toneladas de embalagens vazias retiradas do meio ambiente. Em 2005, 34.948 quilos, enquanto em 2006 foi registrada a coleta de 65.400 kg de recipientes. Já 2007, foram 80.780 kg de embalagens entregues aos postos de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.

Postos

Atualmente, o Tocantins tem cinco unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos em funcionamento e estão localizadas nos municípios de: Pedro Afonso e Silvanópolis (Centrais); Formoso do Araguaia, Colinas e Lagoa da Confusão (Postos). Em Araguaína, o posto está em fase de licenciamento com o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins.

Pedro Afonso

A Central de Recolhimento de Embalagens de Pedro Afonso não enviou a programação do Dia Nacional do Campo Limpo.

Brasil

Em 2007, mais de 76 mil pessoas foram envolvidas nas ações do Dia Nacional do Campo Limpo em todo o Brasil. As atividades foram desenvolvidas em 93 centrais de recebimento de 21 estados brasileiros. Este ano, a expectativa do Inpev é reunir 95 mil pessoas em 106 centrais participantes.

 

Fonte: Conab

Tags: Adapec, campo