Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha

O presidente do Basa - Banco da Amazônia, Abadia José de Souza Júnior, disse nesta segunda-feira 1º, durante Encontro Estadual para o Planejamento do Desenvolvimento Regional, promovido pela instituição, que o Tocantins é o segundo estado que mais recebeu investimentos na região de atuação do banco. “Os recursos aplicados totalizam R$ 1,9 bilhão de reais”, informou.

Outro dado apresentado por Souza Júnior mostra que o valor dos contratos fechados pela entidade aumentou 141% no primeiro semestre de 2008 em comparação com o mesmo período do ano passado. “Esse crescimento significa um total de R$ 900 milhões de reais em negócios firmados neste ano”, declarou.

Durante a solenidade de abertura do evento, a relevância dos investimentos do Banco da Amazônia para o desenvolvimento do Estado foi destacada pelas autoridades. Segundo a superintendente da entidade no Estado, Mariza Maracaípe, “81% dos créditos de fomento do Tocantins são do Basa”.

O encontro contou ainda com palestras que abordaram diferentes perspectivas do desenvolvimento tocantinense vistos pela contribuição da gestão do setor privado, oportunidades para o crescimento dos setores produtivos e políticas e estratégias do Basa que contemplem o desenvolvimento sustentável.

Autoridades estaduais

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), participou do encontro cujo objetivo é coletar informações para o planejamento da aplicação dos recursos da instituição para o ano de 2009.

Além do presidente do Parlamento participaram do evento os Secretários de Estado da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, que representou o governador Marcelo Miranda (PMDB), da Agricultura, Roberto Saihum e do Planejamento, José Augusto Pires Paula. O presidente da Fieto, Eduardo Machado, o Superintendente do Sebrae no Estado, Paulo Massúia e o professor Wolfgang Tesk, que representou o prefeito de Palmas, também participaram da cerimônia.

 

Umberto Salvador Coelho

Da redação com informações Dicom/AL