Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O Banco de Leite Humano do Hospital de Referência Dona Regina comemora o volume de doação recebida em agosto; 105 litros, recorde dos últimos seis anos. O trabalho do projeto Bombeiro Amigo do Peito foi fundamental para a conquista, pois desde o último mês, a Corporação disponibilizou um motorista exclusivamente para o projeto.

Os bombeiros realizam visitas domiciliares para orientar as mães sobre a importância da amamentação, ensinar o processo de ordenha para a coleta do leite excedente e buscar as doações. Em agosto, foram realizadas 172 visitas, que resultaram na coleta de 77 litros de leite. Os bombeiros também atuam dentro do hospital, orientando as mães para a amamentação e sensibilizando-as para se tornarem doadoras. No período, foram realizadas 133 visitas às mães internadas.

O leite alimenta os bebês internados na UTI - Unidade de Tratamento Intensivo que não têm condições de serem amamentados pelas próprias mães. Todo leite coletado passa por um processo de controle de qualidade e pasteurização antes de ser utilizado. A gerente do Banco de Leite, Walkíria Pinheiro, ressalta que a demanda sempre é maior do que a capacidade de atendimento, daí a necessidade de um trabalho contínuo de captação de novas doadoras. “O leite materno é fonte de vida para esses bebês”, afirmou.

O Banco de Leite presta orientação gratuita às mulheres grávidas e mães de recém-nascidos. Caso as mães não possam se deslocar até o hospital, os bombeiros vão até a casa.

Informações e visitas domiciliares podem ser solicitadas pelo telefone 0800 646 8283 – Disque Amamentação – diariamente, das 7 às 19h.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Corpo de Bombeiros Militar - TO