Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O instituto de pesquisas Visão e a Rádio Gurupi FM haviam programado a divulgação de três rodadas de pesquisas sobre as eleições em Gurupi. Após divulgar as duas primeiras rodadas e solicitar o registro da terceira, o instituto Visão requereu a suspensão do registro de sua própria pesquisa.

O pedido de suspensão do registro da pesquisa aconteceu dois dias após o Juiz Nassib Cleto Mamud determinar que todas as planilhas e documentos do sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta dos dados e os cadernos de questionários fossem entregues ao Cartório Eleitoral.

A Rádio Gurupi FM é administrada por José Manoel, e as pesquisas do instituto Visão sempre são divulgadas em seu programa Dia-a-Dia. De acordo com o site de Abdalla, o radialista subiu no palanque do utista no último sábado, dia 27, e realizou discurso em defesa do prefeito e contra a divulgação de pesquisas em Gurupi.

O candidato da União do Tocantins, Alexandre Abdalla tem questionado as pesquisas divulgadas que apontam uma pequena diferença na disputa em Gurupi. Na última pesquisa divulgada pelo instituto Visão, Abdalla apresentou vantagem de 17 pontos, no entanto, segundo o instituto Brasmarket, em pesquisa encomendada pelo jornal O Estado, a diferença entre os dois candidatos estava dentro da margem de erro de 3,5 pontos.

A Assessoria Jurídica de Josi está entrando na Justiça e solicitando punição à referida emissora por ter sido retirada do ar nos dias 22 e 24 de setembro justamente durante o horário eleitoral gratuito, quando deveria ser cumprida uma decisão judicial, que previa punição ao candidato Abdalla com a perda de 8 minutos em seu programa de Rádio. A Gurupi FM é a emissora geradora dos programas eleitorais de Rádio em Gurupi.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Josi Nunes