Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo Joaidson Albuquerque é cumprimentado pelo governador no momento da posse. Joaidson Albuquerque é cumprimentado pelo governador no momento da posse.

O governador Marcelo Miranda efetuou a troca de Comando na Polícia Militar do Tocantins, com a nomeação do coronel Joaidson Torres de Albuquerque para o posto de comandante geral da PM, no lugar do coronel David Henrique Montelo Monteiro, que exercia interinamente o cargo. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 2, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, em Palmas.

Durante a posse de Albuquerque, em seu discurso o governador agradeceu a contribuição do coronel Montelo no comando da PM e disse que a Polícia não pode ter bandeira política. “A bandeira da PM é o Tocantins. Tenho certeza que a Polícia Militar continuará sendo respeitada e preparada para proteger a população”, disse. Na mesma solenidade, o governador também nomeou, para o cargo de chefe do Estado Maior da PM, o coronel Odilon Donizeth Pereira.

Negociação

Em entrevista coletiva, Marcelo Miranda falou sobre as negociações com as associações vinculadas à PM, que fizeram manifestações sobre o pagamento das indenizações concedidas pela Justiça para alguns militares. “O comandante Albuquerque, agora à frente da PM, irá conduzir essas negociações. As associações são importantes para o diálogo e o governo do Estado tem sempre procurado o diálogo, porque nossa vontade é estar acelerando esse processo”, afirmou.

O coronel Albuquerque afirmou que o comando da PM está disposto a resolver o impasse relacionado às associações vinculadas à Polícia Militar. “Nós vamos primeiro tratar com eles, conversar e saber quais são os interesses e resolver a situação dentro da questão institucional. A Polícia Militar tem normas, hierarquia e disciplina e vamos trabalhar em cima disso, para responder aos anseios da nossa tropa, dentro das possibilidades do Estado”, afirmou.

O novo comandante da PM negou que os manifestantes estejam sendo perseguidos, com mudanças em duas lotações. “A Polícia Militar trabalha de maneira racional. Quando alguém entra voluntariamente na PM, ele tem conhecimento de que poderá atuar em todas as partes do Estado, afirmou.

Perfil

Coronel Joaidson Torres de Albuquerque, 43 anos, foi comandante geral da PM entre setembro de 2000 e maio de 2001; chefe da PM das regiões de Arraias, Colinas do Tocantins, Pedro Afonso e Araguaína, no período 1992 a 2000. Desde 2006 exercia a função de Comandante do Policiamento da Capital, responsável pelo gerenciamento das unidades operacionais de Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Miracema do Tocantins e Palmas.

 

Fonte: Secom