Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Presidente do Diretório Regional do PT, Donizeti Nogueira, avaliou como boa a atual situação política do estado e do partido. "Não houve derrotados nem vitoriosos. Aconteceu algo muito importante para a democracia: a polarização do poder está sepultada; o poder está dividido”, disse.

Donizeti avaliou que a União do Tocantins - UT mantém sua força, assim como, o grupo do PT junto com o prefeito Raul Filho e José Santana também passará a ter mais força no estado. “O PT saiu extremamente fortalecido nestas últimas eleições. Isso se deve à aplicação correta dos recursos públicos e às políticas públicas estabelecidas pelo partido. Nós vivemos um momento ímpar no qual a democracia está consolidada”, afirmou Donizete.

Para o dirigente os petistas estão orgulhosos em participar da solidificação da democracia e cidadania no estado. “O Partido se mantém na proposta de servir o povo do Tocantins. Fazer muito e fazer bem para todo o estado, disse”.

Força do PT

O partido garantiu a conquista de 12 prefeituras, dentre elas, cidades importantes como Dianópolis, Colinas, Guaraí, e a capital, Palmas. Os prefeitos petistas comandarão cidades que somam 175.031 votos, ou seja, 18,9% do eleitorado tocantinense. Na capital, o partido derrotou as duas principais forças que sempre estiveram à frente do comando do Estado - União do Tocantins e Aliança da Vitória - e o prefeito licenciado e reeleito Raul Filho alcançou 44,5% dos votos.

Das 12 prefeituras conquistadas, o número de votos para prefeitos do PT somaram o total de 110.416 votos.

O PT também disputou prefeituras em mais 27 municípios. As candidaturas nessas cidades garantiram a consolidação do partido no interior do Estado. Os candidatos tiveram a oportunidade de colocar os seus nomes e o nome do partido à disposição das comunidades durante a disputa. Somados, os votos destes municípios totalizaram 30.617 mil.

 

Umberto Salvador Coelho

Da redação com informações do site do PT