Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Isídio Neto

O senador João Ribeiro (PR), reuniu-se nesta terça-feira, 21, com prefeitos eleitos no Tocantins, acompanhado dos deputados federais Eduardo Gomes (PSDB), Lázaro Botelho (PP) e Vicentinho Alves (PR).

O encontro, realizado em Brasília, se deu em dois momentos distintos. Primeiramente, às 15h, no Gabinete da liderança do PR no Senado, João Ribeiro e os deputados utistas Eduardo Gomes e Lázaro Botelho receberam o presidente regional do PT tocantinense, Donizeth Nogueira, e os prefeitos eleitos pelo partido.

Estiveram presentes ao encontro: Zé Pequi (Aliança do Tocantins), Ruidiard (Axixá), José Santana (Colinas), Prof. Ermilson (Coméia), Júlio César (Couto Magalhães), José Salomão (Dianópolis), Padre Milton (Guaraí), Zé Ademar (Palmeiras do Tocantins), Adimar (Rio da Conceição) e Claudiney (São Sebastião do Tocantins). Devido a compromissos anteriormente assumidos, Raul Filho (Palmas) e Luiz Mourão (Fátima) não puderam marcar presença.

O presidente regional do PT destacou que "já existe um trabalho de parceria com o senador João Ribeiro que vai ser aprofundado nas gestões destes novos prefeitos". Donizeth Nogueira fez questão de ressaltar que diferentemente de relações estabelecidas com outros grupos, o senador João Ribeiro sempre foi muito respeitoso no tratamento dos administradores petistas, seja para viabilizar recursos, seja na prática ética que adota de não assediá-los para que mudem de partido.

O senador João Ribeiro por sua vez, disse que o que existe no momento é uma relação institucional de trabalho, que cada vez está se tornando mais estreita. Mesmo lembrando que na maioria dos municípios PT e partidos da UT estiveram juntos na disputa de 2008, o senador disse que qualquer tentativa de adiantar a discussão do pleito eleitoral de 2010 é por demais precipitada.

Encontro com os prefeitos da UT

Logo depois, o senador republicano, coordenador da União do Tocantins, reuniu-se com os prefeitos eleitos do seu grupo político e outros prefeitos eleitos que contaram com apoio do senador João Ribeiro ou de deputados federais. Dos 52 utistas eleitos, 44 estiveram presentes. Ainda se fizeram presentes à reunião os prefeitos eleitos Josimar, do PMDB de Mateiros; Brandão, do PMDB de Tupiratins; e Gilvane, do DEM de Monte do Carmo.

O evento ocorreu em uma das salas das comissões do Senado Federal, contando também com a participação dos deputados estaduais José Geraldo (PTB), Marcelo Lelis (PV), Luana Ribeiro (PR), Fabion Gomes (PR) e Amélio Cayres (PR).

Nos dois encontros o senador João Ribeiro e os deputados federais da UT, manifestaram disponibilidade de auxiliar o trabalho dos novos administradores municipais na busca de recursos federais para seus projetos. Os parlamentares esmiuçaram a tramitação legal e administrativa para a obtenção de recursos nos ministérios e outros órgãos da administração federal, ressaltando ainda o papel determinante de João Ribeiro como membro do Conselho Político do presidente Lula.

Vários prefeitos puderam relatar os problemas mais imediatos de seus municípios e tirar dúvidas com os parlamentares e também com prefeitos de dois mandatos, que conseguiram eleger seus sucessores, como João Abadio (Pequizeiro), Rodolfo Botelho (Divinópolis) e Argemiro Dias da Costa (Babaçulândia).

Todos os prefeitos da União do Tocantins e do PT, a convite do senador e dos deputados federais utistas, realizam a partir das 21h de hoje uma confraternização na sede do clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados, onde será servido um jantar que contará ainda com diversos eventos culturais.

 

Fonte: Assessoria de imprensa do senador João Ribeiro