Ciência & Tecnologia

Foto: Ises Oliveira/Dicom

O Espaço Assembléia On-line está completando cinco meses com resultados plenamente positivos. A avaliação é do secretário-geral do Legislativo Tocantinense, Antônio Lopes Braga Júnior, em referência ao conjunto de dez computadores instalados no hall de entrada da Casa, à disposição do cidadão.

A população pode acessar gratuitamente a internet, realizar trabalhos escolares, pesquisar, fazer inscrição em concursos, desenvolver intercomunicação humana e, em muitos casos, tratar de compromissos em geral ou relacionar-se com a família, na maioria dos casos residentes em outros municípios, estados e até no exterior.

Muitos usuários consideram muito feliz a iniciativa da Assembléia Legislativa de desenvolver esse projeto voltado para o cidadão. De acordo com o diretor de Área de Informática da Casa, Carlos Rogério Leão, atualmente passam pelo Assembléia On-line uma média de 80 usuários por dia, o que mostra uma rotatividade significativa, uma vez que cada pessoa tem no máximo uma hora de acesso diário. “O total de cadastrados, uma das exigências para ter acesso ao espaço, já chega a quase 1.600 usuários”, informa o diretor.

Para o estudante de Direito, Wesley Rodrigues Farias, o ambiente climatizado, a tecnologia disposta e a segurança do sistema são aspectos a serem elogiados, pois proporcionam um ótimo ambiente de estudo para as pessoas. “A facilidade de acesso, as boas instalações e a velocidade da conexão favorecem o crescimento pessoal e profissional, se as pessoas souberem utilizar de maneira adequada”, afirma. Farias também ressalta que, após experimentar o programa, vai fazer das visitas à Assembléia um hábito.

De acordo com a estudante Magda Alves de Souza, “como as pessoas aproveitam a oportunidade para usar o computador segundo suas necessidades, a pessoa pode, inclusive, matar a saudade da família que mora longe”. De acordo com ela, a escolha do curso no vestibular que vai prestar este ano foi baseada nas informações coletadas na internet, por intermédio do Espaço Assembléia On-line.

Erasmo Damasceno