Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira

O governador Marcelo Miranda anunciou, na manhã desta sexta-feira, 7, durante o lançamento da 2ª etapa da vacinação contra a febre aftosa, o edital de licitação para a construção de mais um trecho da Ferrovia Norte-Sul, ligando Palmas a Barrolândia. A boa notícia foi dada em primeira mão aos pecuaristas, produtores e agricultores que participaram do evento na Fazenda Barreira, localizada no município de Barrolândia, 80 quilômetros de Palmas.

Segundo o governador, o Tocantins vive um bom momento e esse trecho da ferrovia vai ajudar a produção da região: “Eu vejo com bons olhos mais esse trecho, porque vai contribuir para o escoamento da produção de vocês, então é por isso que reforço sempre a importância da parceria, de se vacinar o gado, de cuidar bem da plantação, para a gente ter um produto de qualidade e que possa ser aceito em todo o Brasil e também no mundo inteiro“, destacou o governador.

Com o slogan, “Tocantins, um estado campeão de vacinação”, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou no dia 1° de novembro e segue até o próximo dia 30. Todos os bovídeos, independente da idade, devem ser imunizados contra a doença.

Penalidade

O produtor que deixar de vacinar o rebanho está sujeito a uma multa de R$ 5,32 por animal. Realizada a imunização, o produtor tem dez dias para comprová-la junto ao escritório da Adapec mais próximo da sua propriedade. A multa para quem deixar de declarar a vacinação é de R$ 127,62 por propriedade.

A expectativa do presidente da Adapec, Humberto Camelo, é de que 100% do rebanho tocantinense seja imunizado contra a doença. Segundo ele, a sanidade garante a qualidade da carne e, com isso, o Estado aumenta suas exportações. “Hoje, mais de 13 países compram a nossa carne, couro e miúdos bovinos, por isso, temos que continuar com esse trabalho para garantir muitos e muitos anos sem registro da doença”, explicou o presidente, lembrando que o Tocantins comemora 11 anos sem nenhum foco da doença.

De acordo com dados da Adapec. Na primeira etapa da campanha, realizada no mês de maio, a vacinação atingiu 99,06% do rebanho, 7.125.131 animais, de um total de 7.192.763.

No evento, também estavam presentes o secretário da Agricultura, Roberto Sahium; o presidente da Faet – Federação da Agricultura do Estado do Tocantins, Junior Mazzola; presidente da Fieto – Federação da Indústria do Tocantins, Eduardo Machado; diretor superintendente do Sebrae, Paulo Massuia; os deputados federais, Nilmar Ruiz e João Oliveira, deputados estaduais e outras autoridades.

Protocolo de Intenções

No evento, foram assinados um Protocolo de Intenções entre representantes da Fieto/Senai, Adapec, Faet, Sebrae, Sic e Seagro, para implantação do PAS – Programa de Alimentos Seguros, nas industrias de alimentos cárneos, lácteos e seus derivados. O objetivo é aumentar a segurança e qualidade da produção tocantinense.

Foi assinado também um Termo de Cooperação entre Sebrae, Seagro e Faet, para a realização de consultorias gerenciais, tecnológicas e inserção dos cursos de gerenciamento, empreendedorismo e formação de mão-de-obra nas fazendas cadastradas no Projeto Pecuária de Corte. De acordo com o documento, a Seagro ficará responsável pela promoção de técnicas de melhoramento genético nas propriedades participantes do projeto.

Fonte: Secom

 

ERRAMOS - "GOVERNADOR ANUNCIA MAIS UM TRECHO DA FERROVIA NORTE SUL"

Ao contrário do que foi divulgado pela Secom, o que foi anunciado pelo governador Marcelo Miranda durante o lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa foi o edital que abre licitação para a Rodovia TO-348, que liga o município de Barrolândia a Palmas, e não o novo trecho da Ferrovia Norte-Sul, conforme colocado na matéria acima.

Em discurso proferido aos produtores rurais da região e agropecuaristas que participavam do evento, o governador falou da importância da Ferrovia Norte-Sul para a região de Barrolândia e para todo o Estado. Enfatizou a parceria com o governo federal e o empenho do Presidente Lula para que a Ferrovia Norte-Sul seja concluída, trazendo para o Brasil e para o Tocantins um grande salto no desenvolvimento e na logística do transporte de produtos e mercadorias.

A obra de pavimentação da rodovia TO-348, anunciada pelo governador, está com Edital de Licitação publicado no Diário Oficial. A obra prevê terraplenagem, pavimentação asfáltica e obras como bueiros e galerias, na TO-348: trecho do entroncamento da TO-080 a Barrolândia, com extensão de 57,21 quilômetros. A pavimentação deve ser iniciada tão logo finalize o processo licitatório.

 

Atualizada 11/11/2008 às 14 horas