Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga (AL), em homenagem ao líder negro Zumbi Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga (AL), em homenagem ao líder negro Zumbi
  • Mirante nas proximidades do Memorial
  • Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi financiado pelo Governo Federal

No Dia da Consciência Negra, que se comemora nesta quinta-feira, 20 de novembro, os bancos não abrirão em 316 municípios brasileiros, incluindo as capitais Maceió, Manaus, Cuiabá, Rio de Janeiro e São Paulo, segundo a Febraban.

A adoção do feriado depende da aprovação pela cada câmara de vereadores de cada município.

O Mato Grosso é o estado com maior número de cidades em que o dia será de folga: 105. Em seguida vêm São Paulo (99) e o Rio de Janeiro (92). Também será feriado em Alagoas (3 cidades), Amazonas (1), Bahia (1), Espírito Santo (1), Goiás (2), Pará (3), Paraíba (1), Minas Gerais (5), Sergipe (2) e Tocantins (1).

A lista da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, é diferente. Inclui 304 cidades.

A data comemorativa faz homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas. Em 20 de novembro de 1695, ele foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo.