Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A segurança pública de três municípios tocantinenses influenciados pela Usina Hidrelétrica Estreito – UHE Estreito, ganhou reforço graças a um convênio firmado pelo Consórcio Estreito Energia com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins. Por meio deste convênio, o Ceste inaugurou recentemente, as novas sedes das polícias Militar e Ambiental de Aguiarnópolis, que recebeu também duas viaturas, sendo uma para cada policiamento. Os municípios de Babaçulândia, e Filadélfia também foram contemplados com viaturas doadas pelo Ceste.

Na cerimônia de inauguração das novas instalações do 3º Pelotão da Polícia Militar, com 146 m², e da Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental (Cipama), com 359m², em Aguiarnópolis, o presidente do Consórcio Estreito Energia, José Renato Rodrigues Pontes, ressaltou que empreendimento se pauta pela responsabilidade social.

“Nós temos plena convicção que a nossa missão só será plenamente cumprida se trouxermos os benefícios para a população dos 12 municípios que fazem parte da área do reservatório. Fico muito feliz em poder está aqui inaugurando essas obras em nome do Ceste, pois temos o compromisso de assegurar que toda a população se beneficie do empreendimento, seja pela geração de empregos ou por investimentos como estes na área da segurança pública”, disse José Renato em seu discurso.

Presente na solenidade, o comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Joaidson Torres de Albuquerque agradeceu o empenho do Ceste de fortalecer a polícia Militar.“Esta nova sede e viaturas entregues vão melhorar a auto-estima da nossa cooporação que trabalhará em condições mais dignas para atender toda a comunidade”, destacou o Comandante Geral Albuquerque.

Já o comandante da Cipama, major Rildo Virajone Aquino Parrião, lembrou que a nova sede da Polícia Ambiental em Aguiarnópolis é a terceira na região. “Nessa região do Estado, a Cipama contava apenas com uma sede em Araguaína e outra em Araguatins.Agora com mais uma sede, a Polícia Ambiental do Tocantins amplia sua atuação no norte do Tocantins”, afirmou o major Virajone.

O prefeito de Aguiarnópolis, Antônio Maranhão, frisou a parceria do Ceste. “É importante esse benefício na área de segurança que Aguianópolis recebe, pois a prefeitura da cidade não teria condições de implantar sozinha essas obras fundamentais para a comunidade”, enfatiza o Prefeito.

Também participaram da solenidade de inauguração, o diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Ceste, Antônio Luiz F. Abreu Jorge, o gerente de Relações Institucionais do Ceste, Márcio Silva, e demais autoridades locais.

Durante a semana, os municípios de Babaçulândia e Darcinópolis também foram agraciados com uma ambulância cada um. Já Filadélfia recebeu um veículo para a Secretaria de Ação Social. Esses veículos foram entregues por meio do Termo de Compromisso Mútuo (TCM) firmado com as prefeituras.

Presente na solenidade, o comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Joaidson Torres de Albuquerque agradeceu o empenho do Ceste de fortalecer a polícia Militar.

Visita ao Canteiro

Antes da solenidade de inauguração em Aguiarnópolis, autoridades das policias militar, ambiental, civil, operação especial e federal do Estado do Tocantins visitaram o canteiro de obras da UHE Estreito. Do mirante do canteiro, na margem direita do rio Tocantins, o grupo conheceu de perto o andamento das obras da casa de força da Usina.

Fonte: Assessoria de Imprensa CESTE/UHE Estreito