Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Com a manutenção pela Câmara Municipal, ontem, do veto do Executivo ao artigo do Plano Diretor que impedia a diminuição da largura da Avenida Theotônio Segurado, um dos eixos estruturantes de Palmas corre o risco de ser modificado, alertaram nesta quarta-feira, 26, em plenário, as vereadoras Warner Pires (PR) e Cirlene Pugliesi (PMDB).

A proposta foi vetada pelo então prefeito Raul Filho (PT). A oposição havia propostos e aprovado que a via tivesse o mesmo tamanho em toda a sua extensão.

"A cidade tende a crescer para o Sul e, no futuro, teremos um problema muito sério de congestionamento naquela região", disse Warner. "Precisamos lembrar que não legislamos só para o presente e pensar em Palmas para daqui a 20, 30 anos", lembrou a vereadora.

Já Cirlene afirmou que o erro foi visto por todos, quando a Prefeitura decidiu construir o loteamento Lago Sul, permitindo que estabelecimentos comerciais usassem parte da área destinada ao prolongamento da Theotônio Segurado. "Não podemos deixar isto acontecer. Não podemos permitir o estrangulamento da Theotônio", exortou Cirlene. "Onde vão colocar o metrô de superfície?”

Em defesa da manutenção do veto do Executivo, o vereador Orion Milhomem (PMDB) disse que Palmas tem de deixar de ser a cidade da especulação imobiliária e não pode continuar a crescer de forma desordenada.

Evandro Gomes (PMDB) rebateu: "Não é proibindo a expansão com critérios que a prefeitura vai proibir a especulação e a ocupação desordenada." Gomes lembrou também, que o combate à especulação está previsto no Plano Diretor, na forma do Imposto Predial e Territorial Urbano progressivo.

 

Da redação com informações Dircom/ CM Palmas