Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A classe artística de Gurupi anda desconfiada das intenções do prefeito reeleito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR). O Conselheiro de Cultura do município e Secretário Executivo da Academia Gurupiense de Letras, Zacarias Martins, afirmou que há “fortes indícios” de que o prefeito não vai cumprir o que prometeu à classe artística durante a campanha eleitoral.

Segundo Zacarias Martins, Abdalla havia até colocado em seu plano de governo a meta de criar a “tão almejada” Secretaria de Cultura, “mas o que parece, é que o prefeito pretende transformar a Fundação Cultural de Gurupi, num mero departamento de cultura, apêndice da Secretaria de Educação, que passaria a se chamar de Secretaria Municipal de Educação e Cultura”, afirmou.

Zacarias Martins informa que se isso realmente vier a acontecer será um grande retrocesso para o processo cultural gurupiense. “A Secretaria de Cultura iria viabilizar a inserção de Gurupi ao Sistema Nacional de Cultura, facilitando assim a captação de recursos”.

O conselheiro ainda afirmou que está mobilizando a classe artística para pressionar o prefeito Abdalla, para que cumpra o que prometeu e crie a Secretaria Municipal de Cultura, com toda a estrutura para o seu pleno funcionamento.

Para o presidente da Academia Gurupiense de Letras, Eliosmar Veloso, é imprescindível que o prefeito cumpra o prometido porque, caso contrário, “a cultura de Gurupi vai caminhar para trás”. Veloso disse que a classe artística do município vem batalhando desde 1982 pela criação da Secretaria, “já são 26 anos, o prefeito anterior (João Cruz) também prometeu, mas o que criou foi uma Fundação”.

Veloso afirmou, entretanto, que não tem nada de oficial sobre o assunto, apenas boatos que teriam partido do próprio gabinete do prefeito. “eu estou querendo acreditar que isto não seja verdade”. Segundo ele a Secretaria é importante para dar uma autonomia melhor para a cultura. “É comum os artistas elaborarem os projetos e ser engavetado por falta de dotação orçamentária”, afirmou, Veloso.

Prefeitura

A Assessoria de Comunicação da prefeitura de Gurupi informou que a máquina governamental passará por uma reforma administrativa no início de 2009 e que o prefeito está trabalhando a reforma juntamente com seus assessores.

Até o momento foram substituídos alguns nomes no primeiro e segundo escalão e outras mudanças ainda podem acontecer, mas isto não é a reforma propriamente dita, afirmou a Assessoria.

Sobre a pasta da Cultura a Assessoria do prefeito informou que não há uma palavra definitiva e a Fundação Cultural deixará de existir por questões práticas e técnicas e o prefeito irá reunir com os artistas para informar os novos planos para a execução das atividades culturais.

“A preocupação do pessoal se justifica, mas o projeto continua o mesmo, não tem como o prefeito criar antes de 1º de janeiro”, disse o assessor Paulo Roberto Albuquerque de Lima.

 

Umberto Salvador Coelho