Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Este final de semana foi de provas do Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos no Tocantins para 33.290 pessoas que não concluíram seus estudos. As avaliações aconteceram em 92 municípios do Estado. As provas foram realizadas pela Seduc - Secretaria da Educação e Cultura, por meio da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, em parceria com o Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

A cearense Luzinete Pereira, hoje com 48 anos, parou de estudar aos 13 anos de idade, ainda em sua terra natal. Anos depois, a funcionária pública se mudou para o Tocantins, e por causa da falta dos documentos que comprovavam em qual série parou, ela não conseguiu concluir seus estudos. Luzinete diz que o Encceja é uma oportunidade para pessoas como ela de concluírem seus estudos. “Queria muito concluir o ensino fundamental, para eu começar a sonhar em fazer o ensino médio e até mesmo o vestibular”, conta ela sorridente.

O auxiliar de Limpeza Welligton José Vieira da Silva, 21 anos, parou de estudar na 8ª série porque tinha que priorizar o trabalho. Agora ele não quer mais perder tempo. “Concluindo o ensino fundamental vou ser promovido no meu trabalho”, fala ele, acrescentando que vai dar continuidade aos estudos no próximo ano. “Tenho fé que ano que vem vou me matricular no ensino médio”, ressalta.

Provas

No sábado, 13, as provas do Encceja começaram às 13h, quando os candidatos do ensino fundamental fizeram as avaliações nos campos das Ciências Naturais (das 13h às 15h) e História e Geografia (das 15h15 às 17h15). Os participantes inscritos para as provas do ensino médio realizaram os testes de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (das 13h às 15h) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (das 15h15 às 17h15).

No domingo, 14, o Encceja começou no período da manhã prosseguindo durante a tarde com as provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (das 7h às 11h) e Matemática (do meio-dia às 14h) para os participantes do ensino fundamental. Para o ensino médio, as disciplinas do domingo foram: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (das 7h às 11h) e Matemática e suas Tecnologias (do meio-dia às 14h). Por meio destas quatro provas, os candidatos devem atingir uma pontuação mínima exigida para receberem a certificação na etapa de ensino em que foi feita a inscrição (ensino fundamental ou médio).

Os resultados das provas serão divulgados na segunda quinzena de fevereiro de 2008, através do site do Inep, além de boletins individuais de desempenho que serão enviados pelos Correios nos endereços dos candidatos.

Fonte: Secom